Festa do Espírito Santo é domingo na Encumeada

Festa do Espirito Santo
A Festa do Espírito Santo, na Encumeada, retomou a tradição em 1999.

A Festa do Espírito Santo na Encumeada, a 20 de maio, é uma das mais importantes tradições vividas na freguesia da Serra de Água. Tradicionalmente a população da freguesia desloca-se à Encumeada, localizada na zona mais elevada do vale e que é limítrofe do concelho da Ribeira Brava e São Vicente.
Esta tradição da ida do Espírito Santo a Encumeada foi reatada em 1999, pela Paróquia da Serra de Água e pela Casa do Povo da Serra de Água.
Estes parceiros promovem, no próximo domingo, dia 20 de maio, mais uma edição da Festa do Espírito Santo na Encumeada, em parceria com a Câmara Municipal da Ribeira Brava e Junta de Freguesia da Serra de Água. Será realizada uma missa campal pelas 12h00, finda a qual serão benzidos e partilhados o pão e alguns doces trazidos voluntariamente pelos populares. Simultaneamente serão oferecidas, por um membro da comunidade, algumas bandeiras em miniatura, evocativas do Espírito Santo.

Após estes momentos as insígnias do Espírito Santo visitarão o comércio local e a casa dos funcionários da Empresa de Eletricidade da Madeira. Pelas 16h00 realizar-se-á a emblemática descida a pé desde a Encumeada até a Igreja da Serra de Água, com visita ao Hotel Encumeada e à Pousada dos Vinháticos. A Polícia de Segurança Pública acompanhará a descida dos populares.Durante o evento teremos alguns momentos de animação, nomeadamente através do “Grupo de amigos da Casa do Povo da Serra de Água”, da Banda Municipal da Ribeira Brava e de grupos de populares.