Eliminada a Taxa de Uso/Carga nos portos da Região e herbário do Jardim Botânico com nome do Padre Manuel Nóbrega

navios cruzeiro porto
Governo decide mandatar a APRAM para eliminar a TUP/Carga, uma taxa de uso que é aplicada aos navios.

O porto do Funchal deixa de ter a TUP/Carga, uma taxa de uso que vinha sendo aplicada aos navios. O objetivo, diz o Governo, que anunciou a decisão após o plenário de hoje, na Quinta Vigia, “é igualar neste âmbito os portos regionais aos portos nacionais”.

Para o efeito, o Conselho do Governo mandata “o Conselho de Administração da APRAM – Administração dos Portos da Região Autónoma da Madeira para que este altere o tarifário, no sentido de eliminar a citada TUP/carga”.

No âmbito da reunião do Governo de hoje, foi ainda decidido “atribuir ao herbário do Jardim Botânico da Madeira Eng.º Rui Vieira o nome do Padre Manuel Nóbrega”. Com esta medida, acentua o Executivo de Albuquerque, “pretende-se homenagear a obra e vida do Padre Manuel Nóbrega, eminente naturalista que muito contribuiu para a valorização e enriquecimento daquele Herbário, através do seu trabalho de inventariação da distribuição das espécies endémicas, e descoberta de novas espécies e de outras dadas por extintas”.
Foi também deliberado “atribuir ao Teatro Metaphora – Associação dos Amigos das Artes uma comparticipação financeira da Direção Regional de Juventude e Desporto na implementação do projeto «Fórum para a Cidadania Global», no âmbito do Programa de Inovação e Transformação Social. Essa comparticipação financeira não excederá o montante de € 2.500,00 (dois mil e quinhentos euros)”.