Escola da Lombada (Ponta do Sol) celebra “Semana da Europa”

Hoje, quarta-feira, dia 9 de maio, assinala-se o Dia da União Europeia (UE). A data foi acordada em conselho da União Europeia em 2013. É, juntamente com a bandeira, hino e com o euro [moeda], um dos símbolos da identidade comum com a União Europeia.

A data recorda o dia 9 de maio de 1950, em que o estadista francês Robert Schuman avançou com a proposta de uma entidade europeia supranacional. Esta ideia ficou conhecida como a Declaração Schuman. É considerada o embrião da atual UE.

Sob o lema «Património: onde o passado encontra o futuro», a EB1/PE da Lombada – Ponta do Sol levar a cabo uma série de iniciativas na escola e junto da comunidade escolar.

Celebra ainda o dia eTwinning uma vez que a escola foi recentemente galardoada com o Selo de Escola eTwinning.

Até sexta-feira, haverá uma panóplia de atividades para assinalar a data, como trabalhos sobre a União Europeia, promoção de intercâmbios entre os clubes europeus dos projetos erasmus (através de meios digitais, cartas, postais, viagens…) e ainda elaboração e divulgação de material didático devidamente enquadrado: jogos, puzzles, quizes, blogues, etc.

Será ainda motivo de pesquisa a Europeana – uma plataforma de património cultural europeu para todos, plataforma esta que disponibiliza o acesso a objetos digitais representativos do património histórico e cultural da Europa e onde os alunos se debruçarão recolhendo todo o tipo de informação para executarem trabalhos diversos.

Durante toda esta semana, serão ainda dinamizadas sessões temáticas sobre a Europa, eTwinning e Erasmus+.