“Previna a Sepsis nos Cuidados de Saúde” em debate esta semana na Região

HOSPITAL NELIO MENDONCA Urgencias
A sessão de abertura da Semana da Prevenção terá lugar amanhã, no Hospital Dr. Nélio Mendonça.

Quantas vezes as infeções hospitalares acrescentam problemas aos utentes que ali se deslocam, a acompanhantes ou até mesmo a profissionais? O tema tem sido abordado em diversos momentos e será de novo alvo de debate, esta semana, na Região.

Entre 8 a 10 de maio de 2018, realiza-se a Semana do Programa de Prevenção e Controlo de Infeções e de Resistência aos Antimicrobianos, organizada pelo grupo de coordenação do programa no Serviço de Saúde da RAM, coordenado pela médica intensivista Margarida Câmara. O programa, este ano sob o mote “Previna a Sepsis nos cuidados de saúde – Está nas suas mãos”, contempla a realização de diversas conferências no Hospital Dr. Nélio Mendonça, nomeadamente sobre as seguintes temáticas: “Previna a Sepsis nos Cuidados de Saúde!”; “A Qualidade em Saúde”; “Infeções Associadas aos Cuidados de Saúde e Uso de Antimicrobianos: O que dizem as evidências científicas?”; “Práticas Cirúrgicas Seguras”.

De acordo com uma informação veiculada há pouco, “paralelamente a estas conferências no Hospital Dr. Nélio Mendonça, serão dinamizadas atividades nos Centros de Saúde e na Rede Regional dos Cuidados Continuados da RAM e, ainda, ações de sensibilização nas escolas e lares da RAM”.

A partir destas ações de promoção para a saúde, dinamizadas pelos profissionais de saúde afetos ao SESARAM, pretende-se sensibilizar os mais novos e outros profissionais para a importância da prevenção e controlo de infeção na comunidade.

 

A sessão de abertura da Semana do Programa de Prevenção e Controlo de Infeções e de Resistência aos Antimicrobianos terá lugar amanhã, 8 de maio, pelas 9 horas, na Sala de Conferências do Hospital Dr. Nélio Mendonça, e será presidida pelo secretário regional da Saúde, Pedro Ramos.