Miguel Albuquerque, Jorge Carvalho, Bruno Pereira, Cláudia Aguiar e D. António Carrilho na “Semana da Europa” da Escola Básica de St.º António

O Clube Europeu da Escola Básica dos 2.º e 3.º ciclos de Santo António, no Funchal, promove de 7 a 11 de maio a “Semana da Europa 2018” dedicada ao tema “Ano europeu do património cultural”.

A sessão de abertura está marcada para amanhã, dia 7 de maio, às 18h30, com a presença do secretário regional da Educação, Jorge Carvalho e do presidente do Conselho Executivo da escola, Vítor Gomes.

O programa de amanhã começa com um desfile de bandeiras dos países da União Europeia.

Está também prevista a apresentação de uma curta-metragem realizada pelos alunos denominada “Pérola das Memórias”; a atuação da Ensemble de Cordofones Madeirenses do CEPAM; danças europeias e atuação da ‘Tuna D’Elas’.

Na terça-feira, dia 8 de maio, decorrem duas palestras, uma sobre ‘Os Transportes na Madeira’ e uma outra sobre ‘A União Europeia: do passado ao futuro’, esta última a cargo do Diretor Regional dos Assuntos Europeus e Cooperação Externa, Bruno Pereira.

O ponto alto do programa do dia 9 de maio, quarta-feira, dia da Europa, é a palestra do presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, sobre a ‘Madeira na União Europeia’. A intervenção está agendada para as 10h20.

Da parte da tarde, pouco depois das 15 horas, a eurodeputada madeirense no Parlamento Europeu, Claúdia Monteiro de Aguiar irá falar sobre “A importância da União Europeia”.

Na quinta-feira, dia 10 de maio, falar-se-á  de ‘O Nosso Património, A nossa História’ e dos ‘Retratos da Nossa Terra’, respetivamente, pelo historiador de arte, Francisco Filipe Bettencourt e pelo presidente da Associação Refúgio da Freira, Anacleto Camacho.

Na sexta-feira, dia 11 de maio, o padre Óscar Andrade falará sobre os cantares do Espírito Santo.

Da parte da tarde, a escola recebe o  bispo do Funchal, António Carrilho, que falará sobre a tradição do Espírito Santo.

O prelado Diocesano associar-se-á, depois, pelas 16h30, ao encerramento da Semana da Europa, que voltará a contar com a presença do secretário regional da Educação, Jorge Carvalho.