Dia Mundial do Acordeão assinalado amanhã mas com atividades já hoje

Em 2009, a Confederação Internacional dos acordedeonistas (CIA) instituiu o dia 6 de maio como o ‘Dia Mundial do Acordeão’, por ter sido o dia em que este versátil instrumento foi patenteado em Viena, por Cyril Demian, em 1829.

Assinalando esta data, a Secretaria Regional de Educação através da Direção Regional de Educação/Direção de Serviços de Educação Artística e Multimédia (DSEAM) celebra o instrumento “mais popular do mundo” com várias atividades.

Hoje, dia 5 de maio, sábado, pelas 15h00, nas instalações do anexo da Levada da DSEAM, o docente e acordeonista Slobodan Sarcevic convida o jovem acordeonista João Barradas para orientar uma masterclass, com os alunos e professores de acordeão da DSEAM.

João Barradas é um dos mais conceituados e reconhecidos acordeonistas europeus movendo-se, simultaneamente, entre a música clássica, o jazz e a música improvisada. Atualmente, trabalha na pesquisa, transcrição e composição de música original para o seu instrumento.

Amanhã, dia 6, domingo, o Ensemble de Acordeões da DSEAM convida o Grupo de Acordeonistas da Casa do Povo da Ponta do Sol para um espetáculo, pelas 18h00, na Igreja das Canhas.

O repertório deste concerto será diversificado e, certamente, irá demonstrar as capacidades deste instrumento aniversariante.

O Ensemble de Acordeões da DSEAM é formado pelos melhores alunos de acordeão desta instituição e existe desde 2004, orientado por Slobodan Sarcevic.

O Grupo de Acordeonistas da Casa do Povo de Ponta do Sol, orientado por Ângelo Santos, é integrado nas atividades desenvolvidas pela Escola de Música e Teatro desta instituição e tem como principal objetivo o “despertar” para a música, nomeadamente pelo gosto da prática do acordeão.