Próximos testes do Radar da Madeira no terceiro trimestre e já envolvem os F-16

radar1
O ministro Azeredo Lopes garantiu, à deputada do PSD Sara Madruiga da Costa, que a situação do Radar da Madeira está em vias de solução.

Os últimos testes do Radar Militar da Madeira correram bem, o que significa que os próximos testes já vão envolver aeronaves F-16, e esses testes estão previstos para terceiro trimestre deste ano. A garantia foi dada pelo ministro da Defesa, Azeredo Lopes, em resposta a questões colocadas por Sara Madruga da Costa, deputada do PSD na Assembleia da República.

Numa nota enviada à comunicação social, a parlamentar aponta mesmo quatro “boas notícias sobre o radar”, saídas da última audição regimental ao ministro. O Radar encontra-se, desde novembro de 2017, num período de avaliação, neste momento já estão reunidas condições mínimas necessárias para a exploração operacional de apoio à grande maioria das atividades aéreas da Força Aérea Arquipélago, nomeadamente nas missões de interesse público, onde se destaca a busca e o salvamento, as evacuações aermédicas e as operações de vigilância marítima e fiscalização das pescas”.

 

O ministro anunciou, ainda, que na semana passada “ocorreu uma reunião com a NSPA da NATO, para  aprogramação de uma avaliação técnica independente, por esta agência da NATO, que vai ocorrer no início de setembro pelo período de uma semana”, concluindo que, depois dos testes com os F-16 e da avaliação da NATO, “estaremos em condições de finalizar o processo de aceitação do radar”