JP Funchal celebra Dia Mundial da Dança e defende políticas de promoção da actividade física

Foto DR

A JP – Juventude Popular do Funchal celebrou o Dia Mundial da Dança, neste sábado dia 29 de Abril, com a organização de uma aula livre de dança de manutenção física, denominada JP Dance Hour, no poli-desportivo do Monte entre as 16 e as 17 horas. Esta aula que teve como orientadora a professora Délia Caldeira contou com a participação de um alargado público de diversas idades.

Esta iniciativa, que se realizou também no mesmo mês em que se celebraram os dias mundiais da saúde e da actividade física, pretendeu reforçar a importância da prática de actividade física e mostrar que existem muitas formas diferentes de praticar desporto e de contribuir para um estilo de vida menos sedentário e com mais saúde. Pretendeu ainda reforçar a necessidade de se criarem e apoiarem medidas políticas de apoio à prática desportiva para as diferentes idades e públicos e também políticas de envelhecimento activo.

A JP Funchal defende que ainda há um enorme caminho a percorrer nas políticas de promoção da prática desportiva e considerando que a Organização Mundial da Saúde estima que os custos do sedentarismo, em países como as características de Portugal, podem aproximar-se dos 900 milhões de euros, o equivalente a 9% do orçamento da Saúde Português, existe uma enorme necessidade e oportunidade para a implementação deste tipo de políticas.