Principia no dia 18 o Encontro-Te/Encontro de Teatro Educação na Ponta do Sol

Cena da peça “Yerma”

 

O Núcleo de Teatro do Sol, da Escola Básica e Secundária da Ponta do Sol, organiza nos próximos dias 18, 19 e 20 de Abril a 11.ª edição do Encontro-Te | Encontro de Teatro Educação. Trata-se de um evento de educação artística centrado na área do teatro, que irá acontecer no Centro Cultural John dos Passos, contando com o apoio da Direcção Regional de Cultura e do Município da Ponta do Sol.

“Desde a sua primeira edição que o Encontro de Teatro Educação tem por objectivos principais: Promover, difundir e divulgar as manifestações artístico-culturais, como bens sociais indispensáveis na formação integral da pessoa humana a partir da valorização da escola como espaço pedagógico de produção de cultura e de conhecimentos; Estimular a criação de grupos de Teatro na escola e fortalecer os grupos já existentes, promovendo a interacção com alunos, docentes e artistas que já acumulam experiências cénicas”, refere um comunicado às Redacções.

O programa desta 11.ª edição conta com seis grupos de teatro escolar, com diferentes propostas teatrais, que poderão ser vistas pelo público em geral que se deslocar até ao auditório do Centro Cultural John dos Passos.

A abertura deste certame de arte teatral será no dia 18 de Abril, quarta-feira, pelas 15h30, com o espectáculo “Queen Bee/Abelha Rainha” pelo Grupo Dramatico da Escola Básica e Secundária de Machico. No segundo dia do evento dia 19 de abril, quinta-feira, acontecerão três espectáculos, sendo o primeiro às 10h15 “Romeu e Julieta do Século XXI” pelo Grupo de Teatro da Escola Básica e Secundária de Santa Cruz; já às 15h30 será apresentado o espectáculo” Hostel, a vida é Bela!” pela Oficina Corpus da Escola Secundária Francisco Franco; e às 20h00 sobe ao palco o grupo Voo à Fantasia da Escola Básica e Secundária Padre Manuel Álvares com a peça “Boa Sorte”.

No último dia, a sexta-feira, dia 20 de Abril, pelas 15h15, está previsto o espectáculo “Não há gente c’ma gente” apresentado pelo grupo “O Moniz”, da Secundária de Jaime Moniz. Pelas 20h00, acontecerá o acto de encerramento do Encontro-TE com o grupo anfitrião, – Núcleo de Teatro do Sol – a apresentar o espectáculo de Teatro “Yerma” a partir de Federico Garcia Lorca, com encenação a cargo de Zé Abreu. Com este espectáculo, o Núcleo de Teatro do Sol esteve presente no XXV Festival Regional de Teatro Escolar – Carlos Varela, no qual recebeu duas distinções, nomeadamente, prémio de melhor realização plástica e prémio de melhor encenação.

Todos os espectáculos do “Encontro-TE” estão abertos à comunidade e têm entrada livre, sujeita à capacidade da sala.

O objectivo é extravasar a comunidade escolar, criando uma envolvência com toda a comunidade educativa.

Desde a primeira edição que a organização do Encontro de Teatro Educação opta por não entregar distinções individuais, mas cada grupo participante recebe sempre um troféu. É de realçar que em cada edição do “Encontro-Te” tem sido criado um troféu original, pelo grupo de educação visual, nomeadamente através da professora Ângela Santos.

A concessão do cartaz deste evento foi criado pelo professor Desidério Sargo, e o desenho e operação de luz de espectáculo é da responsabilidade de António Freitas.

Durante três dias intensos, a Ponta do Sol recebe seis grupos de Teatro escolar da Madeira, com espectáculos a acontecer de manhã, tarde e noite, no Centro Cultural John Dos Passos.