Presidente do Conselho Económico e Social dá relevo ao crescimento económico da Madeira

Correia de Campos Conselho económico e social
Correia de Campos veio à Madeira elogiar crescimento mas alertar para as ameaças à sustentabilidade demográfica.

A melhoria no crescimento económico e nos valores do desemprego na Região foram duas das conclusões apresentadas hoje pelo Presidente do Conselho Económico e Social, Correia de Campos, durante um debate/conferência com o tema ‘Perspetivas de Desenvolvimento Económico e Social da Madeira’.

Uma iniciativa promovida por Francisco Santos, presidente do Gabinete de Estudos do PSD/Madeira, inserida no ‘Compromisso Madeira, que decorreu no Anfiteatro da Reitoria da Universidade da Madeira e contou com a presença de Miguel Albuquerque, presidente do Partido.

Correia de Campos sublinhou o bom desempenho orçamental, felicitando o Governo Regional pela adopção de um “cabaz de medidas de desenvolvimento económicas”, que permitiu o “crescimento das exportações, o aumento de emprego, o aumento de investimento privado e público, o aumento do PIB” e uma melhoria dos indicadores associados à Educação, prevendo uma “tendência de subida” nestes indicadores.

No entanto alertou para as ameaças à sustentabilidade demográfica, devido ao elevado índice de envelhecimento conjugado com a diminuição da natalidade e dos ciclos migratórios que aconteceram durante a crise económica. Por isso António Correa de Campos olha para os emigrantes como “fonte de rejuvenescimento para a economia, para o mercado laboral, para a sustentabilidade da segurança social e das escolas.”

Francisco Santos, presidente do Gabinete de Estudos do PSD/Madeira, sintetizou a primeira conferência temática inserida no Compromisso Madeira.

“Fizemos uma retrospetiva da evolução autonómica da Região para definir um plano estratégico para a Madeira”, disse Francisco Santos, explicando que neste plano consta um projeto de políticas públicas para as mais diversas áreas.