Miguel Canada e Aniko Harangi em recital no dia 9 no Salão Nobre do Conservatório

Os músicos Miguel Canada e Aniko Harangi protagonizarão um recital de tuba e piano no dia 9 do corrente mês, pelas 19 horas, no Salão Nobre do Conservatório. O concerto é aberto aos estudantes daquele estabelecimento de ensino e também ao público em geral. O programa inclui obras dos compositores James N. Meador, Telmo Marques, Elizabeth Raum, Robert Schumann, Johann Sebastian Bach e Andy Emler.

A iniciativa do recital, refere o CEPAM, partiu do ex-aluno do Conservatório, actualmente a estudar na Escola Superior de Música de Lisboa, Miguel Canada e contará com a colaboração da docente do Conservatório, Aniko Harangi, como pianista acompanhadora e com a colaboração de Fabien Filipe, que foi seu professor do Curso Profissional de Instrumentista em 2010, no Conservatório. O músico Miguel Canada fez recentemente uma campanha de crowdfunding para a aquisição de uma tuba e este evento é uma forma de reconhecimento do apoio recebido.

Miguel Canada, natural de Machico, tem já um currículo promissor na área da música. Participou cinco anos consecutivos (2012-2016), no Estágio de Orquestra OJ.COM (Orquestra que junta os melhores alunos dos Conservatórios Oficiais Portugueses), que decorreu nas cidades de Aveiro, Braga, Lisboa, Açores e Porto. Nesse mesmo ano participou no Concurso Fórum Internacional de Interpretação Musical e de Pedagogia, onde obteve o 1.° lugar nas categorias de instrumentista de sopro a solo e música de câmara (Quarteto de Tubas e Quinteto de Metais). Em 2015 participou no Concurso Fórum Internacional de Interpretação Musical e de Pedagogia, onde obteve o 1.° lugar na categoria de instrumentista de sopro, a solo. Nesse mesmo ano participou também na X edição do Concurso Internacional de Instrumentos de Sopro “Terras de La Salette”, onde obteve o 1.° lugar.

Finalizou o Curso Profissional de Instrumentista no Conservatório – Escola Profissional das Artes da Madeira, terminando com nota máxima (20 valores) no recital final. Em 2017 participou na XII edição do Concurso Internacional de Instrumentos de Sopro “Terras de La Salette”, onde obteve o 2.° lugar. Recentemente alcançou o 1.° Prémio no Concurso Prémio Jovens Músicos, promovido pela Antena 2 na categoria de Tuba em instrumentista solista, tendo a oportunidade de tocar a solo com a Orquestra Gulbenkian em Lisboa.