BISPO e Celeste/Mariposa confirmam presença no Aleste

BISPO e Celeste/Mariposa são as mais recentes novidades a confirmar a sua presença naquele que é o melhor dia de praia do Funchal.

Por entre a música de dança com pé firme em África e as paisagens musicais electrónicas começa a desenhar-se o formato final do cartaz do Aleste de Maio, este ano a ter lugar a dia 26.

As duas novas confirmações juntam-se aos já anunciados Bruno Pernadas, Surma e Bitchin Bajas. Mais nomes serão anunciados nas próximas semanas.

Projecto paralelo dos Capitão Fausto, os BISPO quase enganam com uma abordagem ao fantástico mundo dos Kraftwerk lido através de um Casio. Música de dança e aproximação à eletrónica de uns Daft Punk, em versão midi e lo-fi e é mais ou menos isso que encontramos em Aviation, MidiTronic ou Mamluks, os singles com que vão alimentando a, também sua, Cuca Monga.

Parte mais visível do projecto Celeste/Mariposa, o Afro-Baile é uma celebração da cultura PALOP, em tudo o que tem de riqueza patrimonial, sonora e linguística. Através da vontade do seu mentor, Wilson Vilares, tem vindo a dedicar-se à pesquisa discos, cassetes, CDs, livros e histórias de amigos para, com esse capital, arquivar e destacar os diversos estilos musicais que compõem o mundo africano de língua oficial lusa. Do baile À gingas, dos costumes às preocupações, vários são os dialectos com que se move (na pista) desta libertação (e liberdade) musical. Na Madeira, naquele que é o melhor dia de praia do ano, promete deixar a pista de dança em brasa.

Os bilhetes para esta quinta edição do Aleste podem ser adquiridos no Barreirinha Bar Café e no Museu Café, por €20.