Ribeira Tem-te Não Caias é Geossítio de abril

Geossitio de abril
A Ribeira Tem-te Não Caias é Geossítio do mês de abril.

A Ribeira Tem-te Não Caias foi eleita Geossítio do mês de abril. Ali é possível observar as rochas mais antigas encontradas na ilha da Madeira, que se apresentam “extremamente alteradas e transformadas em argila, sendo difícil identificar a sua natureza. Apresentam uma cor particular, que varia entre o castanho claro, o amarelo dourado e o alaranjado”, refere uma nota da secretaria regional do Ambiente e Recursos Naturais.

A mesma informação dá conta que “os afloramentos, nesta localidade, no Porto da Cruz, materializam o final da fase submarina do vulcão da ilha da Madeira, cujas rochas tiveram uma origem debaixo de água. Tratam-se, neste caso, de rochas que se formaram a partir de erupções explosivas submarinas e derrames lávicos submarinos provenientes de erupções efusivas (pouco explosivas)”.

Os materiais referidos encontram-se “densamente atravessados por filões (condutas fissurais por onde o magma subiu), alguns contemporâneos destas formações rochosas antigas e outros com idades mais recentes”.