Nunca se deu tanto sangue na Madeira como nos últimos dias

O Serviço de Saúde da RAM informa, através de comunicado que, dada a grande afluência de dadores registadas nos últimos dias, no dia de hoje, 23 de março, teve que suspender as colheitas de sangue, por parte de novos dadores.

Foram aceites 35 dadores de sangue, no dia de hoje, mas por falta de capacidade técnica, nomeadamente ao nível dos recursos humanos, os demais dadores, que apareceram no serviço, foram convidados a regressar noutra data.
O serviço lamenta os constrangimentos causados, com esta medida, mas a grande afluência registada nos últimos dias fez com que as reservas de sangue tenham retomado alguma normalidade.
Só no dia de ontem, 22 de março, foi registado um número de recolhas de dádivas históricas no Serviço de Sangue, atingindo um total de 100 dadores, colheitas realizadas muito para além dos horários definidos para o efeito.
Recorde-se que o SESARAM apelou à dádiva de sangue e a população mobilizou-se em força para a realização da sua dádiva anónima, voluntária e benévola de sangue.
O resultado foi um aumento exponencial do número de dádivas, registando valores históricos na atividade diária do Serviço de Sangue.
O SESARAM congratula-se com o nível de adesão e agradece à população pela sua atitude e seu altruísmo.
Só com a dádiva benévola de sangue, o Serviço de Sangue atingiu um nível satisfatório de reservas de sangue face às necessidades internas.
As dádivas de sangue são imprescindíveis para o Serviço de Saúde da RAM e o papel dos dadores de sangue é inestimável para os utentes que são acompanhados diariamente nas Unidades de Saúde.
O SESARAM apela à população que mantenha este espírito altruísta e que volte a doar sangue nas semanas seguintes ao período da páscoa.
“É importante assegurar a recolha de novas dádivas,  com o principal objetivo de angariar e fidelizar novos dadores de sangue, contribuindo assim para o processo de renovação  dos dadores na RAM”, revela o comunicado.