SESARAM atinge número recorde de dádivas de sangue

 
Uma informação do Serviço de Saúde da RAM (SESARAM) dá conta de que hoje, dia 19 de Março, o Serviço de Sangue e Medicina Transfusional atingiu o número recorde de dádivas de sangue, este ano, totalizando 47 recolhas (dia). No sábado, 17 de Março, o número registado foi também muito positivo, atingindo-se um total de 35 colheitas de sangue, um número considerado muito bom em comparação com os números registados nos últimos dias.
“O objectivo é manter estes números, ou pelo menos, acima das 30 dádivas diárias. Só com este ritmo diário, é que poderemos repor as reservas que, tal como foi noticiado, no dia 16 de Março, estão abaixo dos valores mínimos. O SESARAM apelou à dádiva de sangue e a população mobilizou-se em força para a realização da sua dádiva anónima, voluntária e benévola de sangue. O resultado foi um aumento exponencial do número de dádivas, registando valores históricos na actividade diária do Serviço de Sangue”, reza uma nota de imprensa. 
O SESARAM vem, pois, congratular-se com o nível de adesão e agradecer à população pela sua atitude e pelo seu altruísmo. 
Deixa também um agradecimento especial aos órgãos de comunicação social da RAM, em especial à RTP Madeira, pois, desde o primeiro momento associou-se à promoção da dádiva de sangue, nomeadamente através da dinamização de uma campanha interna junto do seus profissionais.
A par das acções junto da comunidade,  está, também, a ser dinamizada uma campanha promocional para a dádiva de sangue junto dos profissionais do SESARAM, com o principal objectivo de angariar e fidelizar novos dadores de sangue, contribuindo assim para o processo de renovação  dos dadores na RAM. 
“A manter-se este nível de adesão nos próximos dias, estamos convictos de que o SESARAM voltará aos níveis desejáveis de recolhas de sangue para assegurar a auto-suficiência e, consequentemente, fazer face às necessidades diárias”, diz o comunicado.
“As dádivas de sangue são imprescindíveis para o Serviço de Saúde da RAM e o papel dos dadores de sangue é inestimável para os utentes que são acompanhados diariamente nas Unidades de Saúde”, realça-se.
O SESARAM relembra aos cidadãos que podem efectuar a sua dádiva de sangue de segunda a sábado, no período da manhã, no Serviço de Sangue e Medicina Transfusional, no Hospital Dr. Nélio Mendonça, no horário compreendido entre as 08h30 e as 13h00. Para mais informações, podem contactar o serviço de sangue e de Medicina Transfusional, através do número 291705752, ou do email dadoresmadeira@sesaram.pt