Conselho Presbiteral analisa aplicação da exortação “Amoris Laetitia” à Diocese do Funchal

D. António Carrilho.

O Conselho Presbiteral da Diocese do Funchal esteve reunido ontem, dia 14 de março, em sessão ordinária, presidida pelo Bispo Diocesano, D. António Carrilho. Após a oração inicial seguiu-se a ordem de trabalhos estabelecida na convocatória.

A Comissão criada para preparar o documento de orientações pastorais para a Iniciação cristã apresentou o seu trabalho. Após a leitura e reflexão pelos padres do Conselho, o documento será estudado em todos os Arciprestados.

O documento pretende suscitar no clero e nos fiéis o sentido eclesial da celebração dos sacramentos, obedecendo às normas canónicas e litúrgicas e encontrar, em âmbito de unidade diocesana, soluções pastorais para as dificuldades encontradas na aplicação das ditas normas, em favor de uma Igreja em saída, missionária e misericordiosa no contexto concreto da Diocese do Funchal.

O Conselho Presbiteral refletiu, também, sobre o documento de trabalho “Acompanhar, discernir e integrar a fragilidade” sobre os critérios de orientação pastoral para aplicação do capítulo VIII da Exortação Amoris Laetitia, do Papa Francisco, no contexto da Diocese do Funchal. O documento de trabalho será analisado nas reuniões dos Arciprestados e as sugestões serão apresentadas na próxima reunião do Conselho.

Foram divulgadas informações sobre a Festa do Corpo de Deus, este ano na quinta-feira, dia 31 de maio. Será organizado, a partir das 13h, um tempo de adoração na igreja do Colégio, promovido por diversos grupos e movimentos. A Eucaristia da Solenidade
do Corpo de Deus será celebrada na Sé do Funchal, seguida da procissão pela ruas do centro do Funchal. Diversas paróquias irão realizar os tapetes de flores.

O Dia Diocesano do Clero será celebrado este ano na segunda-feira, dia 21 de maio e está a ser organizado pelo Arciprestado de Santa Cruz/Machico.

O retiro do Clero, de 2 a 6 de julho, no Terreiro da Luta, será orientado pelo padre Miguel Gonçalves Ferreira, sacerdote jesuíta. Poderá haver outro retiro para o clero, dependendo do número de interessados.

Estão abertas as inscrições para a participação, de 2 a 6 de setembro, no Simpósio do Clero, em Fátima.

A próxima reunião do Conselho ficou marcada para o dia 11 de julho de 2018.