Ondulação forte na baía do Funchal; chuvas matinais acompanhadas de vento surpreenderam transeuntes

Fotos: Rui Marote

Com os avisos da meteorologia e da Protecção Civil accionados para a forte ondulação do quadrante sul, bem como para o vento e a precipitação que poderá ocorrer durante o dia de hoje, a manhã nasceu carregada de nuvens e da promessa de chuva. O repórter fotográfico do FN não tardou a colher imagens sugestivas da força do oceano, bem expressa na forma como as ondas arremetiam contra a costa, na baía do Funchal, levantando enormes quantidades de espuma e atingindo áreas que normalmente costumam estar secas. Circunstâncias que obrigaram os proprietários de embarcações atracadas na marina do Funchal a verificar as amarrações e a tomar todas as providências necessárias, um cuidado que foi replicado por muitos outros responsáveis por barcos da náutica de recreio ou da pesca, em diversas zonas da ilha.

Entretanto, a chuva também não tardou a cair “a potes”, logo no começo da manhã, e acompanhada de rajadas de vento que a tornaram positivamente horizontal, encharcando os transeuntes mais desprevenidos… nada que assuste verdadeiramente, mas que constitui, admita-se, um certo incómodo nas zonas urbanas e que incentiva à necessidade de cuidados perto de taludes ou zonas de pedras, terra ou árvores, que correm o risco de desprender-se ou deslizar.

Após ter chovido copiosamente em dias anteriores, sobretudo nas zonas montanhosas, a população está atenta e de sobreaviso à meteorologia, bem como as entidades responsáveis, que, no que concerne à ondulação vinda de sul, mudando para sudoeste e que poderá atingir os 14 metros no dia de hoje, avisam para os cuidados necessários e para a prudência de evitar passeios à beira-mar. Porque as ondas chegam facilmente onde não se pensava momentos anos que podiam chegar, e porque não faltam relatos de pessoas arrastadas para o mar quando menos esperavam. Por essa razão, as autoridades interditaram a passagem em certas zonas do litoral.

Hoje, ao princípio da manhã, as ondas já proporcionavam algumas imagens espectaculares. À tarde a ondulação poderá ser ainda mais forte.