Almirante Silva Ribeiro será o novo CEMGFA, tal como FN anunciou no final de Janeiro; deverá visitar em breve a Madeira

Silva Ribeiro nas Selvagens, com o ministro da Defesa

*Com Rui Marote

O almirante António Manuel Fernandes da Silva Ribeiro será, como o Funchal Notícias referiu em primeira mão entre os media nacionais, o novo chefe de Estado Maior General das Forças Armadas. O presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, procede, aliás, amanhã, pelas 17 horas, à cerimónia da tomada de posse do novo CEMGFA.

O FN tinha dito que o novo CEGMFA deveria ser Silva Ribeiro, ao dar conta, a 29 de Janeiro, da sua presença provável na Madeira no dia 23 de Março, para a comemoração dos 25 anos do Comando Operacional da Madeira.

O almirante Silva Ribeiro desempenha actualmente funções de chefe de Estado Maior da Armada. A sua ligação com o arquipélago da Madeira tem sido particularmente próxima. Este militar de extensa carreira pugnou pela melhoria de condições nas ilhas Selvagens para que a presença permanente da Polícia Marítima ali se tornasse uma realidade, afirmando assim a soberania portuguesa naquelas ilhas e dotando aquela entidade policial dos meios adequados, também, para proporcionar uma boa colaboração com as entidades do Parque Natural da Madeira, responsáveis pela vigilância da reserva natural.

Silva Ribeiro substitui assim o general Pina Monteiro no cargo de CEMGFA. Pina Monteiro foi hoje agraciado com a Grã-Cruz da Ordem Militar de Cristo, por Marcelo Rebelo de Sousa, numa cerimónia que teve lugar em Belém.