Câmara do Funchal contrata psicólogos ainda este ano, promete Cafôfo

Cafôfo-psicólogos
Paulo Cafôfo anuncia a contratação de psicólogos pela CMF.

A Câmara Municipal do Funchal vai contratar, este ano de 2018, psiólogos para o seu quadro de pessoal. A garantia foi dada pelo presidente da autarquia, que integrou a Mesa de Abertura do primeiro congresso regional da Ordem dos Psicólogos da Madeira, que teve lugar no Teatro Municipal Baltazar Dias, sob o tema “A Psicologia ao Serviço das Pessoas”. Estiveram presentes, na ocasião, Renato Gomes Carvalho, presidente da delegação da Madeira, e Francisco Miranda Rodrigues, bastonário da OP Portugueses, entre cerca de 300 especialistas da área.

Paulo Cafôfo começou por sublinhar que “todos nós precisamos de apoio em alguma altura da vida, porque ninguém é de ferro” e defendeu a importância da prevenção, em casos de saúde em geral, e em casos de apoio psicológico, em particular: “a chave está na prevenção, porque as despesas com a doença são sempre mais graves, e é também esse o desafio que se coloca ao serviço regional de Saúde, no sentido de evitar que existam situações que cheguem ao limite.”

O líder autárquico abordou, de seguida, o trabalho de inclusão levado a cabo pela Câmara do Funchal, destacando, em particular, o projeto “ReCriando Lares”, um projeto de “intervenção social da autarquia, que tem por objetivo ajudar famílias com dificuldades de bairros sociais da Câmara a adquirir competências relacionadas com a gestão doméstica e familiar, e que tem sido muito bem acolhido por toda a população envolvida.” Este começou em 2016/2017, encontrando-se atualmente na sua segunda edição, e “tem tido um carácter transformador muito grande. Durante os meses que já compuseram esta formação, foram visíveis as alterações alcançadas, principalmente a nível comportamental, quer no enquadramento social, quer na aplicação prática dos conhecimentos adquiridos. Este é um bom exemplo da visão deste Executivo e da nossa ação no terreno, que queremos reforçar em breve, com a contratação de efetiva de psicólogos para os nossos quadros.”