Concerto amanhã no Corpo Santo recorda vítimas da aluvião de 20 de Fevereiro de 2010

 

A Direcção de Serviços de Educação Artística e Multimédia (DSEAM) da Secretaria Regional da Educação da Madeira promove, na capela do Corpo Santo na zona velha da cidade do Funchal, às 18 horas de amanhã, 20 de Fevereiro, um concerto “In Memoriam” das vítimas da aluvião de 20 de Fevereiro de 2010.

N”a manhã do dia 20 de Fevereiro de 2010 um forte temporal abateu sobre a Ilha da Madeira. Uma massa de ar muito húmida e instável deixou elevados valores de precipitação num curto espaço de tempo, assolando a costa sul da ilha. O elevado número de vítimas transformou este evento na pior catástrofe da história da Madeira desde 1803″, recorda a DSEAM.

Sete anos depois, a Secretaria Regional de Educação / Direcção Regional de Educação, através da DSEAM, decidiu homenagear, na mesma data, “a força, a solidariedade e a braveza de todos os que, sem escolha possível, se encontraram envolvidos nesta tragédia. Essa homenagem foi realizada através do projeto In Memoriam, protagonizada pelo grupo Dolcemente”.

Este ano, no dia 20 de Fevereiro, In Memoriam volta a relembrar o passado, desta vez com o Ensemble Vocal Regina Pacis, grupo constituído pela maestrina Zélia Gomes em Outubro de 2001, com o principal objectivo de dar a conhecer ao público a polifonia renascentista. Embora a polifonia renascentista seja o foco do seu trabalho, o seu repertório não se limita a este género.

Actualmente, o Ensemble Vocal Regina Pacis é constituído por 14 elementos distribuídos por 4 naipes (soprano, alto, tenor e baixo), sendo que, e de acordo com o repertório, fazem-se apresentar a 5 ou mais vozes como será possível presenciar neste concerto, cujo repertório irá incidir nalguns temas renascentistas de compositores portugueses e italianos, como também temas de Amadeus Mozart, Sebastian Bach, Carl Jenkins e John Ruther, entre outros.