Governo Regional apresenta na terça-feira segunda fase do estudo sobre o risco de aluviões

Foto Wikipedia

Na próxima terça-feira, dia 20 de Fevereiro, o Governo Regional apresenta a segunda fase do Estudo de Avaliação do Risco de Aluviões da Ilha da Madeira, numa sessão que se realizará no auditório da Secretaria Regional dos Equipamentos e Infraestruturas, a partir das 14h30. A abertura dos trabalhos será presidida pelo secretário regional da tutela, Amílcar Gonçalves, e a de encerramento será presidida pela secretária regional do Ambiente e Recursos Naturais, Susana Prada.

Entre os vários oradores, destacam-se os contributos de especialistas como os professores António Betâmio de Almeida, Carmona Rodrigues e Rodrigo Proença de Carvalho.

O âmbito e princípios gerais do estudo serão explanados por António Betâmio de Almeida, do Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa, às 14h40. Já pelas 15 horas, a docente da UMa, Glória Franco, abordará a temática “A população da Madeira perante o risco de aluviões”.
Às 15h20 falar-se-á do Radar Meteorológico da Região Autónoma da Madeira (POSEUR-02- 1708-FC- 000001), numa alocução que será protagonizada pelo meteorologista Vítor Prior, do Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

Às 16h00 , o tema em debate será o dos “Planos de Gestão do Risco de inundações”, numa intervenção do professor Carmona Rodrigues (Universidade Nova de Lisboa/DROTA)
Pimenta de França, do Laboratório Regional de Engenharia Civil, falar depois sobre “Monitorização hidrométrica das ribeiras”.

Às 16h40 será apresentado um quadro de propostas para a gestão do risco de aluviões, por Rodrigo Proença de
Oliveira (I.S. Técnico – U. Lisboa). Às 17h10 haverá um debate, dando-se depois por findos os trabalhos com a intervenção de Susana Prada.