Escola Jaime Moniz promove as Jornadas da Matemática

A Escola Secundária Jaime Moniz promove, de 19 a 22 de fevereiro, as Jornadas da Matemática. Um evento que pretende discutir a importância da matemática e que contará com a presença do secretário regional da Educação, Jorge Carvalho.

Segundo uma nota remetida à comunicação social pelo coordenador do evento, João Viveiros, “um grupo de professores de Matemática da Escola Secundária Jaime Moniz, coordenado pelo professor João Viveiros, promoverá nesta escola as Jornadas da Matemática, de 19 a 22 de fevereiro de 2018. Com este evento cria-se assim um espaço onde professores e alunos poderão expor trabalhos realizados na sala de aula. A área da Matemática privilegiada pelas jornadas será a Trigonometria, mas contará com outras abordagens no âmbito da matemática. Para além do que foi referido serão dinamizadas conferências dirigidas aos alunos”.

A iniciativa visa ainda “mostrar a importância da Matemática como ciência no desenvolvimento de outras áreas científicas. Pretende-se ainda chamar a atenção para o facto de a matemática estar presente em todas as situações, tais como, nas formas dos objetos, nas medidas de comprimento, na escola, em casa, no lazer e nas brincadeiras. O desenvolvimento da matemática está ligado à pesquisa, ao interesse por descobrir o novo, à investigação de situações. É a ciência do raciocínio lógico.

Uma vez que as jornadas visam essencialmente os alunos, evidencia-se o lado lúdico da Matemática permitindo que os alunos exponham os seus trabalhos, desenvolvam a sua autonomia, usem a sua criatividade e tenham contacto com jogos lógicos. Deste modo envolve-se os alunos num espaço motivador para as questões matemáticas, e sobretudo, cria-se um espaço saudável de convívio na comunidade escolar”.

O evento inicia-se no próximo dia 19, pelas 10h00, com a sessão de abertura, a que estarão presentes o secretário regional da Educação, o ex-reitor da UMa e docente do Departamento de Matemática, Castanheira da Costa, o presidente do conselho executivo da ESJM, alunos e professores dinamizadores.

 

 

O FN reproduz o demais programa.

Visita à exposição no Largo do Museu

11:00

Conferência: “A trigonometria e a música”

Mestre Pedro Nóia

15:15 – Auditório

20.02.18

Conferência: “A existência da Matemática e outras ideias soltas”

Dr. Rolando Almeida

10:00 – Auditório

Conferência: “Área de polígonos: volume de prismas e pirâmides”

Dr. José Luís Freitas

15:15 – Auditório

21.02.18

Conferência: “Números que nos dão voltas à cabeça”

Mestre Miguel Gomes

10:00 – Sala de Conferências

22.02.18

Conferência: “A Matemática e a astronomia”

Mestre Fernanda Gama

10:00 – Auditório

Encerramento: 12:00