Câmara de Machico apostada na prevenção de riscos no Santo da Serra

A Câmara Municipal de Machico emitiu uma nota dando conta de que, no âmbito dos trabalhos de prevenção e mitigação de riscos para as suas populações, tem vindo a realizar trabalhos na freguesia de Santo António da Serra, nas vias onde os riscos associados aos incêndios, queda de árvores e pedras tem um historial e registo de ocorrências assinalável.

Estas acções decorrem desde Dezembro de 2017 e incidem concretamente na Estrada do Lombo das Faias, no Caminho do Lameirão e no Caminho da Madeira da Igreja e visam criar corredores de segurança paralelos às vias de circulação e redução da carga combustível, susceptível de propiciar ou propagar fogos, de acordo com o estipulado no Decreto Legislativo Regional n. 18/98/M que estabelece medidas de prevenção contra incêndios florestais, assim como mitigar a ocorrência de queda de árvores e pedras para as vias, refere a CMM.

Estas são acções consertadas com várias entidades, consistindo na identificação, análise e fundamentação do risco que resulta de uma avaliação prévia por parte da Protecção Civil de Machico, cartografando as áreas a intervencionar. Posteriormente, é solicitado parecer ao Instituto de Florestas e Conservação da Natureza (IFCN) de forma a se definir as estratégias de intervenção.

No decorrer deste processo e previamente aos trabalhos, são identificadas as parcelas cadastrais e respectivos proprietários, sendo-lhes comunicada e fundamentada a necessidade de intervenção.

O Município de Machico pretende alargar estes trabalhos a outras vias/ zonas já identificadas nesta freguesia, assim como a outras freguesias do Concelho, conforme refere o comunicado enviado às Redacções.