Festa de São João Bosco na igreja do Atouguia

Atouguia igreja
A Igreja do Atouguia vive a Festa de São João Bosco.

 

Sílvio Mendes

Na igreja do Atouguia, situada na freguesia da Calheta, no próximo domingo, 28 de Janeiro, será celebrada a festa de São João Bosco. A Eucaristia terá início às 12h15. No final haverá um convívio.
A festa é organizada pelos Antigos Alunos Salesianos já que São João Bosco, cuja festa litúrgica se assinala no dia 31 de Janeiro, foi o fundador da Congregação dos Salesianos.
A  igreja do Atouguia é a única igreja paroquial madeirense que tem a imagem daquele santo.
São João Bosco 1815-1888) foi um sacerdote italiano fundador da Sociedade de S. Francisco de Sales, congregação religiosa vocacionada para a educação de jovens órfãos e necessitados. Os seus religiosos são conhecidos como os Salesianos de Dom Bosco.
Nasceu em Castelnuovo d’Asti no norte de Itália, a 16 de Agosto de 1815.
À data da sua morte (31 de Janeiro de 1888) os salesianos eram já 773, 276 noviços, em 57 casas agrupadas em seis províncias. Estavam presentes em cinco países da Europa e em cinco da América.
Na Madeira, os Salesianos exercem a sua missão no Colégio Salesiano do Funchal, local onde no dia 31 de Janeiro aquele santo será assinalado com a celebração da missa e com diversas actividades em especial destinadas aos alunos.