Jovens madeirenses debatem o futuro da Europa no âmbito do VI Ciclo do Diálogo Estruturado “Tu Na Europa”

A Secretaria Regional de Educação, através da Direcção Regional de Juventude e Desporto, em parceria com o Conselho Nacional de Juventude (CNJ), realiza amanhã, dia 26 de Janeiro, entre as 9h30 e as 12h30, no Centro de Juventude do Funchal, o processo de consulta presencial aos jovens madeirenses, no âmbito do Projecto de Diálogo Estruturado “Tu Na Europa”.

O Conselho Nacional de Juventude (CNJ) coordena em Portugal o processo de Diálogo Estruturado, deslocando-se à Região para uma sessão de consulta no qual participam jovens com idades compreendidas entre os 16 e os 30 anos.

O Projecto “Tu Na Europa” é um processo articulado a nível europeu, com consultas nacionais aos jovens, que está a decorrer desde Julho de 2017 e termina em Dezembro de 2018, sob as presidências da União Europeia da Estónia, Bulgária e Áustria. O objectivo deste processo de consulta é a auscultação dos jovens sobre as suas prioridades, mecanismos de participação e sobre os modelos dos programas de apoio que pretendem ver concretizados, com vista a consubstanciar a próxima Estratégia Europeia para a Juventude.

O Projecto de Diálogo Estruturado “Tu Na Europa”, recorre a várias metodologias de Educação Não Formal para consultar os jovens, permitindo à generalidade dos jovens dar a sua opinião acerca do futuro da Europa, através do questionário online, disponível até 20 de Fevereiro em: https://goo.gl/forms/yISTRIYtkI9Bzczq2 .

Integram este evento 30 jovens de vários concelhos e instituições da RAM, podendo posteriormente participar no debate mais alargado, que se realizará a nível nacional.

A sessão de abertura está agendada para as 9h30, contando com a presença do Director Regional de Juventude e Desporto, David Gomes.