O X Madeira Orienteering Meeting chegou ao fim com vitórias nos escalões Elite para Vojtech Král (Mora) nos Homens Elite e Denisa Kosová (Mora) nas Damas Elite.
Segundo uma nota de imprensa hoje divulgada, as provas decorreram integralmente no concelho de Santa Cruz, numa organização do Clube Aventura da Madeira, que levou a orientação da cidade à floresta.
Na sexta-feira, 19 de Janeiro, pelas 20h, decorreu a prova Sprint na cidade de Santa Cruz , que contou com 157 orientistas, que exploraram as praças, jardins e detalhes da urbe de Santa Cruz, numa animada competição disputada em ambiente noturno
A vitória no escalão sénior masculino foi disputada ao segundo, com dois atletas no primeiro lugar, com o mesmo tempo registado de 19:09, Philipp Von Arx (OL Regio Olten) da suíça e da República Checa, Vojtech Král, que representa o clube sueco Mora.
Na terceira posição classificou-se Raffael Svensson (Mora) com 19:41. Na competição feminina, a vitória foi para a atleta checa Denisa Kosová do clube sueco Mora, na segunda posição classificou-se Adela Chroma também da República Checa, seguida de Beatriz Moreira do Clube Português de Orientação e Corrida (CPOC).
No sábado à tarde realizou-se a primeira de duas etapas na floresta, que somadas apuraram os vencedores da 10.ª edição do Madeira Orienteerinng Meeting (MOM).
O Chão das Aboboreiras foi o local escolhido pela organização para o percurso de distância média, com 4,6km para a elite masculina e 3,3km para a elite feminina.
A floresta diversa e a abundância de detalhes de vegetação densa, aliados ao desnível médio foram as principais dificuldades a ultrapassar, resultando uma etapa bastante disputada, com destaque para os escalões Elite onde o checo Vojtech Král (Mora) venceu com 37:07, seguido de dois atletas empatados na segunda posição Raffael Huber Svensson (Mora) e o suíço Florian Attinger (Mora), ambos com o tempo de 38:28.
Na competição feminina a vitória coube a Denisa Kosová (Mora) com o tempo de 30:51, seguida de Paula Rodrigues (AC Madeira) com 48:56 e na terceira posição Beatriz Moreira (CPOC), com 49:05.No terceiro e último dia de competição, na manhã de Domingo, os orientistas tiveram pela frente uma etapa de distância longa na área do Montado do Pereiro e Poiso.
A prova principal no escalão Homens Elite teve 8300 metros sem contar com as diferentes opções, enquanto as Damas Elite tiveram 4900m de extensão. A área de competição registava zonas com declives acentuados, abundância de detalhes de vegetação e uma razoável rede de caminhos, ingredientes que motivaram muitas escolhas de itinerário e provas exigentes a nível físico.
O escalão Elite masculino voltou a estar muito animado, com a vitória de Florian Attinger (Mora) com o tempo de 1:09:27, na segunda posição da distância longa, Vojtech Král (Mora) com 1:10:19 e na terceira posição, com 1:11:25, o atleta suíço Philipp Von Arx (OL Regio Olten).
Na elite feminina nova vitória para Denisa Kosová (Mora) com 59:04, seguida da madeirense Sónia Silva do GD Estreito com 1:13:49 e na terceira posição Beatriz Moreira (CPOC) com 1:16:01.
Os vencedores da 10.ª Edição do Madeira Orienteering Meeting apuraram-se com o somatório das etapas de distância Média e Longa, sendo o checo Vojtech Král (Mora) o vencedor, a segunda posição foi para Florian Attinger (Mora) e na terceira posição o Philipp Von Arx (OL Regio Olten).
A competição feminina teve em Denisa Kosová (Mora) a vencedora nos três percursos disputados e a vitória final no MOM 2018.
A segunda posição foi para Beatriz Moreira (CPOC) e a terceira posição final para Sónia Silva do GD Estreito.
O evento teve ainda competição em mais 20 categorias de competição, tendo registado a participação de jovens a partir dos 7 anos na formação e dois percursos abertos, longo e curto destinado a todos os interessados não federados.
De registar a participação de diversos participantes veteranos, a maioria estrangeiros com destaque para o escalão homens 70 anos com 8 participantes, um deles o orientista com mais idade no MOM 2018, Guy Goodair (EPOC) nascido em 1936.
A organização do Clube Aventura da Madeira contou com cerca de 150 orientistas em cada um dos três percursos do evento, envolvendo nos três dias do evento um total de 175 orientistas de 12 nacionalidades, representando 36 clubes.
O evento abriu a competição regional com percursos pontuáveis para o Circuito Urbano e Taça da Madeira 2018 e contou com os apoios da Câmara Municipal de Santa Cruz, Federação Portuguesa de Orientação, Associação da Madeira de Desporto Para Todos, DRJD, Instituto de Florestas e Conservação da Natureza, Associação Desportiva e Cultural de Santo António da Serra e AORAM.