Irmãs Vitorianas: cento e trinta e quatro anos de história 

Imagem da Irmã Wilson.

Sílvio Mendes

A Irmã Wilson fundou a Congregação das Irmãs Franciscanas de Nossa Senhora das Vitórias, na Ilha da Madeira a 15 de janeiro de 1884.

Como referem as responsáveis por aquela Congregação também conhecida como Irmãs Vitorianas, que na Madeira orientam diversas escolas entre elas o Colégio de Santa Teresinha, no Funchal «a Congregação é Franciscana e missionária desde a origem, tem o Evangelho como norma suprema de vida e procura viver em atitude de constante conversão e fidelidade à Igreja. Totalmente comprometidas com Cristo, continuamos na terra o Seu estilo de vida, mediante os conselhos evangélicos, e vida fraterna em Comunitária.

A caridade, vínculo da perfeição, constitui o fundamento do nosso viver, que se exprime nalguns traços característicos, vividos em grau eminente pela nossa Fundadora e que definem a nossa espiritualidade:

-Abandono filial a Deus Pai.

– Adesão amorosa à Sua vontade.

– União a Jesus Cristo.

– Docilidade ao Espírito Santo.

– Profunda vivência Eucarística e da Sua Palavra, fonte primeira e constante da nossa vida consagrada e do zelo apostólico,

– Especial devoção à Virgem Maria, Mãe da Igreja a quem invocamos sob o título de N. S. das Vitórias.

– Adesão à Igreja, obediência às disposições do Papa e dos Bispos no que se refere ao apostolado e à inserção nas Igrejas locais..

– Espírito e ambiente franciscano.

– Espírito ecuménico, aberto a todos os povos e culturas; sensibilidade ao mais urgente, oportuno e eficaz em cada tempo e lugar com especial preferência pelos pobres.

O Carisma suscitado pelo Espírito Santo em nossa Fundadora e por nós herdado, leva-nos a unir o serviço da caridade ao anúncio do Evangelho, com vista à promoção humana e espiritual dos homens, especialmente dos pobres, sejam-no eles de pão ou de cultura, de amor ou de saúde de justiça, de fé ou de esperança.

Com este espírito e com esta finalidade nasceu esta Congregação na Ilha da Madeira – Portugal. Pela força do Espírito Santo a pequena fundação foi-se desenvolvendo com duras provas e hoje encontra-se em quatro Continentes: Europa, América, África e Ásia. Em onze países: Portugal, Itália, Londres, Brasil, Índia, Timor, Angola, Moçambique, Congo, Alemanha e Filipinas.

Temos uma família alargada, que é a Associação dos Amigos da Irmã Wilson; Associação que vive o nosso Carisma e espiritualidade e colabora connosco na missão da Igreja de acordo com as necessidades pastorais, cristãs e humanitárias em localidade».
A Irmã Wilson, faleceu a 16 de outubro de 1916 no Convento de S. Bernardino com fama de Santidade.