Presidente dos Açores prepara visita à Madeira este mês para Cimeira Insular com Albuquerque

Imagens de Rui Marote, obtidas em Bruxelas, quando Albuquerque e Vasco Cordeiro se encontraram na sessão de trabalhos europeia.

Com Rui Marote

Tudo está a ser preparado no sentido de o presidente do Governo Regional dos Açores visitar a Madeira ao longo deste mês para a realização de uma Cimeira Nnsular, apurou o FN junto de fonte ligada ao governo açoriano.

Da parte da presidência do Governo Regional foi-nos confirmado, esta tarde, a intenção de promover essa cimeira Madeira-Açores, no Funchal, embora com a observação de que o assunto só ficaria fechado esta quinta feira. Mas o FN sabe que este reencontro está a ser tratados há semanas e que a vinda de Vasco Cordeiro é certa.

Recorde-se que, há um ano, Miguel Albuquerque iniciou uma viagem que considerou histórica aos Açores, uma vez que ambos os presidentes passaram a ter um relacionamento novo. Até 29 de janeiro de 2017, as Regiões estavam de “costas voltadas” uma para a outra, inaugurando Miguel Albuquerque um novo ciclo de diálogo e abertura com o homólogo açoriano.

Em cima da mesa desta Cimeira, estarão assuntos de interesse de ambas as Regiões, nomeadamente as ligações aéreas, a insularidade e outras lutas comuns das ilhas  com a República.