Santa Cruz prepara quatro dias de Festa de Santo Amaro

Santa Cruz-74
Santa Cruz comemora o Santo Amaro entre 11 e 14 de janeiro.

É já no dia 11 de janeiro, quinta-feira próxima, que começam as Festas de Santo Amaro, em Santa Cruz, acontecimento que no âmbito do quadro de comemorações do Natal, representa aquilo a que o povo chama de “varrer os armários”, numa alusão ao encerramento dos festejos natalícios e do arrumar da festa até ao final deste ano.
O programa prevê, para o dia 11, um espetáculo “O Rapto do Pai Natal”, pelas 16 horas no salão paroquial, sendo que pelas 19 horas abre a 33ª Feira Etnográfica “O Nosso Concelho”, na Praça Dr. João Abel de Freitas, pelo Grupo de Romarias Antigas do Rochão, registando-se meia hora mais tarde a atuação da Banda Municipal de Santa Cruz. Já no Largo Padre Patrocínio Alves haverá uma diversidade ao nível da animação com o duo Babi Campos e Miguel Apolinário, Fado das Quinas e Alternative Moments.
No dia 12 de janeiro, acontece pelas 11 horas o “varrer dos armários” e um “Showcooking” pelas 16 horas. Na Casa da Cultura de Santa Cruz, são inauguradas as exposições “Varrer dos Armários” e Corpo Levantado, respetivamente dos alunos da EB1/PE de Santa Cruz e de Paulo Sérgio, pelas 12 e 18 horas.
A componente musical não faltará e no Salão Paroquial haverá, pelas 19 horas, um espetáculo musical “Os Músicos de Bremen”, pelo Teatro Musical Inclusivo da EBSSC. Na Praça Padre Patrocínio Alves, pelas 20.30 horas, cantam os vencedores das Vozes de Santa Cruz 2017, atuam o duo Elisa Silva e Tiago Silva, pelas 21 horas, Spot The Difference Band pelas 22.30 horas e o DJ Raffz às 00.00 horas.
No dia 13 há showcooking às 16 horas e pelas 17 horas, com partida do Caniço, acontece o Grande Prémio de Atletismo de Santo Amaro, cujos prémios serão entregues na Praça Padre Patrocínio Alves, pelas 18.45 horas depois da atuação da Tuna e Arrufeiros de Atouguia da Baleia, de Peniche, que prosseguem a atuação pelas 19 horas. Segue-se o We Dance e o Fitness Team. Pelas 21 horas, há atuação do Impacto e Pedro Garcia Live Band entra em palco às 22 horas. Depois disso, há Franco e Vespas.
No domingo, dia 14 de janeiro, as Festas de Santo Amaro encerram com Showcooking, pelas 16 horas, uma procissão, pelas 20 horas, saindo da Capela de Santo Amaro para a Igreja Matriz de Santa Cruz, onde será celebrada novena e eucaristia. O programa musical é vasto e compõe-se por Ti Pedro, Sons da Tradição, Heliodoro Jardim e seus cantantes, Grupo Coral e Recreativo da Casa do Povo de Santo António da Serra, Grupo Folclórico da Casa do Povo de Santa Cruz, Álvaro Florença e o DJ Sil.