Fado e canções dos Reis amanhã em São Martinho

Segundo uma comunicação da Junta de Freguesia de São Martinho, o cantar dos Reis é uma das tradições mais vividas pela população. Esta entidade autárquica, procurando ir ao encontro das vivências dos seus fregueses, volta a colocar esta data no seu calendário de actividades. Ao longo desta sexta-feira, véspera do dia de Reis, voltam a acontecer os habituais tocares e cantares. Nas escolas do 1º ciclo do ensino básico, a Junta de Freguesia procederá à entrega dos típicos Bolos Rei enquanto que na sede da Junta são aguardadas as visitas, na parte da manhã, de um grupo proveniente do Ginásio de São Martinho e, na parte da tarde, a visita da Escola do 1º ciclo de São Martinho. À noite, o ambiente de festa continua no Salão Paroquial de Santa Rita, onde, depois das 20 horas, surgirão os cantares tradicionais que são entoados na noite do dia 5 para o dia 6, refere Duarte Caldeira Ferreira, presidente da Junta.

Depois, sobe ao palco um leque de vozes do fado madeirense para uma noite dedicada à canção tradicional portuguesa. Pelo recinto vão passar diversos fadistas conhecidos no meio musical madeirense, numa lista encabeçada pelo fadista Rui Fernandes, sendo acompanhado à guitarra por Helder Caldeira e na viola por Zeferino Gonçalves.

Esta iniciativa da Junta de Freguesia de São Martinho conta com a colaboração do Grupo Amantes do Fado Funchal e visa descentralizar as actividades culturais, levando este tipo de programação aos diversos pontos da freguesia.