Estepilha: a “lebre do sul” também corre e não é pouco…

Fotos: DR

Como é sabido, o PS-Madeira está a braços com uma muito democrática disputa interna pela liderança. Concorrer aos lugares cimeiros dos partidos é algo visto como parte da normalidade e da pluralidade existente dentro das estruturas partidárias, e por aí além. Pelo menos, é sempre esse o discurso oficial. Sabemos, porém, que na partidarite em que vivemos, contestar o líder estabelecido, em determinadas alturas consideradas cruciais, é muito mal visto.

É o que acontece agora com o actual presidente da Câmara Municipal do Porto Moniz, Emanuel Câmara, que tem sido mimoseado com os mais diversos epítetos pelo facto de concorrer à liderança do PS-M, apoiando tacitamente Paulo Cafôfo e inclusive impulsionando-o numa hipotética (e mais que provável) candidatura a presidente do Governo Regional nas legislativas de 2019.

Uma das alcunhas mais imaginativas que “pegou” a Emanuel Câmara foi a de “lebre do norte”, cuja lógica ainda estamos mais ou menos por descortinar, mas enfim.

Mas, pasme-se: as imagens colhidas pelo Funchal Notícias aquando da recente Volta à Cidade do Funchal, popularmente conhecida como corrida de São Silvestre, provam que também há uma “lebre do sul”, e que corre que se farta! Aliás, correr parece ser hoje a regra e não a excepção. Todos correm, inclusive os badalados Miguel Albuquerque e Pedro Calado, cheios de pressa como o coelho de “Alice no País das Maravilhas”, de Lewis Carroll. Antigamente é que quem fazia jogging nas ruas da cidade era olhado como um extraterrestre: hoje, contempla-se com o mesmo espanto aquele que se limita a andar.

Penitenciamo-nos, portanto, por não ter publicado mais cedo estas fotos de Carlos Pereira. Uma vez lançado, não é para brincadeiras. Contem definitivamente com ele para esta disputa.