Helicóptero “Merlin” evacuou tripulante de 25 anos do paquete “Amadea” por razões médicas

Foto Luís Rocha

Uma informação da Marinha, através do Subcentro de Busca e Salvamento Marítimo do Funchal, dá conta de que o helicóptero Merlin EH-101 e o avião C295, do Destacamento Aéreo da Madeira da Força Aérea Portuguesa estacionado no Porto Santo, intervieram hoje numa operação de resgate de um tripulante do paquete “Amadea”, com bandeira das Bahamas e porto de registo Nassau.

O dito tripulante, de 25 anos de idade, e natural das Filipinas, foi evacuado por razões médicas. O “Amadea” emitiu um alerta por volta das 13h03, quando navegava a cerca de 330 milhas (612 km) a sudoeste da Madeira.

Em função do quadro clínico do tripulante, decidiu-se a sua evacuação por via aérea, uma vez auscultado o INEM – Centro de Orientação de Doentes Urgentes no Mar.

A Marinha, no Funchal, coordenou a operação.

O helicíptero acabou por resgatar o tripulante, desembarcando-o no Aeroporto da Madeira às 20h34, onde o aguardava a EMIR (Equipa Médica de Intervenção Rápida). O tripulante foi transportado para o hospital Dr. Nélio Mendonça, no Funchal, e a Polícia Marítima tomou conta da ocorrência.