Duarte Gouveia, Nuno Morna e Alícia Teixeira são os rostos regionais do partido “Iniciativa Liberal”

O símbolo do novo partido.

O 22.º partido político português chama-se “Iniciativa Liberal” (IL) e já tem três rostos conhecidos na Madeira.

Trata-se de um partido com uma estrutura um pouco diferente dos partidos convencionais, fomentando o funcionamento em rede e na internet.

Duarte Gouveia. Foto facebook.

Sendo um partido que quebra a dicotomia esquerda/direita, o IL quer também ser diferente na atuação funcionando com base em grupos de trabalho. Um deles é o grupo de coordenação, que é o mais parecido com um órgão executivo.

Ainda assim há, para já, três rostos regionais associados ao novo partido. Não está definido quem é o líder ou coordenador mas os nomes são Duarte Gouveia, ex-Secretário-Geral do PS-Madeira, Nuno Morna e Alícia Teixeira.

Nuno Morna. Foto Fabíola Sousa.

Segundo o Funchal Notícias conseguiu apurar estes dois últimos estiveram presentes na Convenção Fundadora do partido, que ocorreu no Porto no dia 26 de Novembro.

O regulamento interno do partido, esse foi aprovado em plenário no dia 2 de Dezembro.

A nível nacional, o presidente é Miguel Ferreira da Silva. O IL é o mais novo Membro do ALDE Party- Liberals and Democrats for Europe.

Alícia Teixeira. Foto facebook.

A base de apoio eleitoral do partido liberal português já está definida: o pequeno empresário, o profissional liberal e o trabalhador por conta de outrem.

O partido vai querer disputar as Legislativas Nacionais de 2019, ano em que também há Legislativas Regionais na Madeira e o objetivo, a aferir por uma notícia do Público, é concorrer também para a Assembleia Regional.

“Nem esquerda nem direita. Somos liberais e sem receios de o afirmar”, apresenta-se o IL. “Nascemos de um grupo de cidadãos liberais, tal como o Ciudadanos”, prossegue. Um partido  europeísta, globalista e progressista.