Casa de Saúde São João de Deus com obras de ampliação para receber doentes do Atalaia

As obras decorrem na CSSJD desde o verão e terminam em 2018. Fotos FN.

A Casa de Saúde São João de Deus, em Santo António, está em obras desde o verão deste ano e assim se prolongará pelo novo ano adentro.

Segundo o FN apurou no local, esta instituição de saúde mental da Região efetua obras de ampliação das suas instalações.

Um dos objetivos desta intervenção será receber também os doentes do Lar de Idosos Atalaia, na Assomada, nomeadamente doentes com alzheimer, embora oficialmente nada ainda tenha sido divulgado.

Ao longo de vários anos, a Casa de Saúde São João de Deus, no sítio do Trapiche, tem desenvolvido uma obra social de grande mérito.

Segundo a informação institucional, a CSSJD foi inaugurada oficialmente em Agosto de 1924. Assiste todas as pessoas do sexo masculino da RAM e outras que se encontrem a residir temporariamente, ou de visita. Assiste também pessoas do sexo feminino no Centro de Recuperação Alcoologia S. Ricardo Pampuri.

O seu quadro de pessoal é composto por cerca de 150 Colaboradores, entre técnicos e não técnicos.

Dispõe de 270 camas, distribuídas por várias unidades: Unidade de Agudos, Centro de Recuperação de Alcoologia, quatro Unidades de Reabilitação Psicossocial, quatro Unidades de evolução prolongada e uma Unidade de Psicogeriatria. Possui ainda na comunidade, uma Residência Autónoma de Saúde Mental, com capacidade para seis clientes.

Neste estabelecimento de saúde, desenvolvem-se múltiplas intervenções no âmbito da prevenção/promoção, tratamento e reabilitação de pessoas portadoras de doença mental.