Música para dar as boas-vindas ao ano novo a 30 de dezembro no Baltazar Dias

A Associação Amigos do Conservatório de Música da Madeira, apresenta o último dos três concertos integrados nas Festas de Natal e Fim de Ano da Madeira e intitulado “Com Música para o Ano Novo: Scott Joplin e o seu mundo”.

No sábado, dia 30, pelas 18 horas, terá lugar no Teatro Municipal um concerto que pretende comemorar os 100 anos da morte do “Rei de Ragtime”, Scott Joplin. Retratando cerca de duas décadas do nascimento de jazz, entre 1895 e 1917, com as suas raízes no ragtime e blues, o programa deste concerto reunirá obras de vários compositores/intérpretes da época, pretendendo também revelar, para além de temas conhecidíssimos do compositor americano, o seu outro lado e ambições no campo operático.

Os intérpretes neste concerto serão: Carla Isabel Moniz (soprano), Robert Andres (piano), Vitor Sardinha (banjo), Jorge Maggiore (percussão), Fabien Filipe (sousafone), João Freches (jazz piano) e ainda as pianistas Anikó Harangi, Honor O’Hea e Iryna Kózina.

Do programa constam obras de Joplin (“The Entertainer”, “Maple Leaf Rag”, canções, árias e números da sua ópera “Treemonisha”), W. C. Handy (“St. Louis Blues” e “Beale Street Blues”), E. Hogan (“La Pas Ma La”), Th. Bennett (“St. Louis Tickle”) E Jelly Roll Morton (“The Jelly Roll Blues”). De destacar, a improvisação sobre o tema “The Entertainer” pelo aluno do 2º ano do Curso de Jazz do Conservatório – Escola das Artes, João Freches. Várias das peças apresentadas, representam um marco histórico no seu género.

No final do programa serão apresentadas duas peças “surpresas”, de modo a terminar o programa num espírito elevado e alegre, preparando de melhor maneira a entrada para o próximo ano.