M-ITI discute conceitos de abertura em tempo de “fechamento”

Foto retirada do site http://www.m-iti.org/

O M-ITI e a Universidade do Texas, em Austin, realizam o “Open Institute V2: Open in a Time of Closure”, constituída por palestras gratuitas e abertas ao público, no Colégio dos Jesuítas do Funchal, entre os dias 15 e 20 de Dezembro, todos os dias, às 17h30.
A conferência contará com a presença de cinco oradores “reconhecidos internacionalmente na temática “Open”, diz o M-ITI. Destaca-se, entre eles, Gabriella Coleman, reconhecida etnógrafa, que iniciou em 2016 um trabalho de campo sobre os Anonymous o qual culminou na publicação do livro “As muitas facetas dos Anonymous”; Jeffrey Warren, um dos co-fundadores e director do Public Lab, uma comunidade que lida com problemas ambientais; e Marcell
Mars, defensor do conhecimento aberto e fundador do Multimedial Institute em Zagreb.
“Governação aberta, internet aberta, open source, fronteiras abertas, e outras conjugações da palavra transmitiram um ideal utópico de liberdade e igualdade. Mas em 2017 muitos destes ideais à volta de um mundo aberto, estão a enfrentar uma regressão dramática. A internet aberta está sob ameaça, inclusivamente já se perdeu em grande parte do mundo. As fronteiras estão a ser fechadas no Oeste; impactos negativos das políticas fechadas de publicações científicas estão a verificar-se mais claramente; o discurso público e a transparência estão em perigo na Europa e em todo o mundo”, refere a entidade organizadora.

O que estará em debate é como é que os últimos anos desafiam ou reforçaram a necessidade de abertura? Podem os princípios de abertura (openness) desenvolvidos ao longo dos últimos anos sobreviver ao encerramento (closure)?
Serão necessárias novas abordagens? “Qualquer pessoa com interesse em tecnologia e sociedade irá achar
estas palestras fascinantes” garante o prof. Chris Csíkszentmihályi, director científico do M-ITI. “No último
ano assistiu-se a uma persistente regressão social: haverá margem na tecnologia para impedir o mundo de
regredir?”
A conferência Open Institute V2, “Open in a Time of Closure,” procura explorar estes temas de liberdade e práticas abertas com enfoque em abordagens extremas e agnósticas. As palestras são públicas e abertas à comunidade madeirense. Mais informação e acesso ao programa das palestras pode ser obtido através
do website http://openinstitute.m-iti.org.