Ensemble XXI actua hoje pelas 21h30 no Reid’s Palace

O Ensemble XXI, agrupamento camerístico da Orquestra Clássica da Madeira, actua hoje, pelas 21h30, no Belmond Reid’s Palace. Do Séc.XVIII, será interpretada a famosa Serenata Nocturna de Mozart, e em contraposição, do Séc. XX, há quatro “Ragtimes” de Scott Joplin e quatro Jazz Songs de Duke Ellington. São portanto dois ambientes musicais, dois estilos distintos que se apresentam.

Nascido no seio da Orquestra Clássica da Madeira, o Ensemble XXI foi criado para interpretar obras para pequena orquestra de corda de compositores do Séc. XX e Séc. XXI. Dentro do repertório abordado por este grupo, encontram-se desde compositores nacionais como Joly Braga Santos ou Vianna da Mota a compositores europeus como Turina ou Britten entre outros. Numa abordagem mais leve, o Ensemble XXI tem no seu repertório obras de Scott Joplin e Duke Ellington, assim como aborda outros períodos da história da música.

É constituído por elementos do naipe das cordas da Orquestra Clássica e  já tocou em todas as salas da Madeira e Porto Santo.

Os bilhetes estão disponíveis na recepção do Belmond Reid´s Palace e custam 20 euros, incluindo uma bebida no Cocktail Bar.

A formação do Ensemble XXI é a seguinte:

Yuriy Kyrychenko – Violino

Elena Kononenko – Violino

Olga Proudnikova – Violino

Vladimir Proudnikov – Violino

Maxim Taraban – Violino

Anahit Dalakyan – Violino

Rostyslav Kuts – Viola

Treneddy Maggiorani – Viola

Stella Silvian – Violoncelo

Mikolaij Lewkowicz – Violoncelo

Marcello Romagnuolo – Contrabaixo

Joseph Straker – Contrabaixo