Exposição no Teatro Municipal une o espírito natalício ao bordado Madeira

 

Pelo segundo ano, a empresa Bordal pretende recriar o espírito natalício vivido na Madeira com uma exposição de mesas de Natal, onde o bordado Madeira assume o papel principal. Para  isso foram convidados 8 hotéis de cinco estrelas, que aceitaram o desafio de cada qual decorar a “sua” mesa de Natal. A exposição realiza-se no Teatro Municipal Baltazar Dias, e será inaugurada no dia 13 de Dezembro, pelas 17h30, contando com a presença do presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque.

A Bordal foi fundada a 10 de Março de 1962. Presentemente, e desde 1998, tem como sócios Susana Vacas e João Vacas.

Os responsáveis salientam que ao longo destes 18 anos a empresa dedicou-se à inovação e adaptação do Bordado aos tempos actuais, promovendo a sua divulgação no mercado regional e internacional, mantendo a exportação dos seus produtos para diversos países nos quatro cantos do mundo.

Além da fábrica, a Bordal tem duas lojas em zonas distintas (na baixa da cidade e na zona turística).

Em 2014, a Bordal criou o roteiro histórico do Bordado Madeira na sua fábrica.

Neste roteiro, o visitante poderá ver fotografias, do museu de fotografia Vicentes, de antigas fábricas representando o processo de fabrico. Estão também expostas diversas peças, documentos, livros de registos e alguns bordados executados pela Bordal desde a sua fundação em 1962.