Erasmus leva alunos e professores da Escola da Lombada–Ponta do Sol à Eslováquia

Foto DR.

Durante a semana de 30 de novembro a 5 de dezembro a delegação portuguesa da EB1/PE da Lombada da Ponta do Sol composta por três professores e cinco alunos com idades compreendidas entre os oito e nove anos esteve na cidade de Brastislava na Eslováquia para uma semana de atividades do projeto “Enhancing students and teachers sucess through STEM education” ao abrigo do programa Erasmus+.
Estiveram reunidos como os restantes países parceiros: Bulgária, Finlândia, Áustria, Roménia e Eslováquia.
A receção dos parceiros foi feita de uma forma muito agradável, os alunos da escola parceira estavam trajados com o traje regional e receberam-nos de forma muito tradicional, pão e sal.
Foi uma semana dedicada à ciência onde as crianças puderam desvendar mistérios através de historias de encantar todas elas conducentes a conclusões cientificas.
Os alunos da Escola de acolhimento prepararam um espetáculo de magia dedicado à ciência desenvolvendo diversas experiências com materiais diversificados e tudo isto de uma forma muito lúdica, instrutiva e divertida.
Tiveram também lugar nesta mobilidade alguns workshops para os professores sendo que um deles foi dedicado ao desenvolvimento de competências sociais e emocionais através da tecnologia sendo este foi desenvolvido pela embaixadora etwinning da Eslováquia, Kornelia Lohynova.
Os parceiros austríacos e finlandeses proporcionaram aos restantes diversos workshops dedicados à robótica e código usando diferentes ferramentas que usam a linguagem de programação e que pretendem cativar as crianças para a prática da mesma, através de uma programação essencialmente visual e interativa tais como o Makey-Makey, os Ozobots e o Scratch Jr.
Nem a temperatura negativa que se fez sentir no exterior e que também foi uma experiência muito positiva para os nossos alunos, toda a equipa do projeto teve ainda a oportunidade de fazer visitas guiadas culturais à cidade e ainda uma visita de estudo ao museu da água e participar no programa educacional promovido pelo mesmo.