Museu de Arte Sacra estará aberto amanhã salientando 500 anos da dedicação da Sé do Funchal

foto Rui Marote

Tal como aconteceu na semana passada, com o primeiro feriado de Dezembro, o Museu de Arte Sacra do Funchal (MASF) estará aberto ao público amanhã, dia 8 de Dezembro, data assinalada como Dia da Imaculada Conceição. O Museu estará aberto no horário habitual, das 10 às 17h00.

“No âmbito do que considera ser a correcta prestação de uma oferta cultural que tem responsabilidades para com os seus públicos, designadamente aqueles da área turística que, nestes dias, demandam a cidade do Funchal e procuram conhecer o património cultural de referência – quando muitas instituições públicas se encontram encerradas –, foi decidido pela actual Direcção manter o Museu aberto aos visitantes, até considerando que muitos vêm à procura de uma oferta cultural singular e específica, como é aquela proporcionada pelo Museu de Arte Sacra”, refere comunicado do MASF. A abertura do Museu nestes feriados vem facilitar aos madeirenses uma possível visita à exposição dos 500 Anos da Dedicação da Sé do Funchal, enfatiza-se.

Desdobrando-se numa museografia que parte da figura e da obra do Padre Pita Ferreira para levar a um conhecimento mais amplo não só dos seus estudos sobre a Sé e o património artístico da Diocese, mas capaz de convocar em diversos núcleos outras narrativas centradas na ourivesaria, na pintura e na escultura dos séculos XVI a XVII, a presente exposição temporária (que estará patente ao público até 31 de Março do próximo ano) termina com o acesso à torre-varanda-mirante, onde se proporciona um olhar final e diferente sobre a Sé do Funchal, salienta uma nota do Museu. Não só sobre o carácter monumental único desta construção em pedra – arquitectura e geodiversidade, mostradas nas duas salas da torre –, mas também a possibilidade de aceder a um “avista-navios” que oferece aos visitantes uma paisagem única da torre da Sé, com mar e barcos em fundo.

A Loja do Museu tem para os seus visitantes uma variedade de postais, livros e outros objectos relacionados com a museologia da instituição, de que se destaca, entre a oferta, um calendário MASF 2018, com a reprodução das grandes e mais emblemáticas obras de arte da instituição, do qual se faz uma especial “promoção de Natal” já desde 1 de Dezembro.