Casal algarvio casado pelo padre António Carrilho celebrou hoje na Madeira os 50 anos de matrimónio pelo Bispo do Funchal

 

O casal celebrou na Madeira os 50 anos de casados, com D. António Carrilho. Fotos FN.

A habitual missa dominical das 12h00 deste domingo, na Igreja do Colégio, teve a singularidade de ser celebrada pelo Bispo da Diocese do Funchal, juntamente com o Vigário Geral. D. António Carrilho foi convidado a celebrar a liturgia por um casal que comemorava os seus 50 anos de casamento. Curiosamente, com 19 anos de idade, no início do seu sacerdócio, o então padre António Carrilho celebrou a missa de casamento de um casal algarvio que, hoje, 50 anos depois, assinalou na Igreja do Colégio os 50 anos de matrimónio. Marido e mulher, unidos pelo matrimónio há 50 anos, deslocaram-se propositadamente à Madeira para participar na cerimónia litúrgica, conduzida pelo mesmo pastor que os uniu, num testemunho de fé e gratidão, dando ainda à comunidade um sinal de que a família vale sempre a pena.

O agora Bispo da Diocese do Funchal, já após ter pedido a renúncia do bispado por limite de idade, com 75 anos de idade, tomou por exemplo o casal que estava em festa, para fazer a apologia da importância da família cristã, um projeto de vida comunitário que vale a pena ser levado até ao fim e não de ficar pelo meio.

D. António Carrilho deu ênfase à família como um projeto de Deus.

Celebrando o primeiro domingo do Advento, D. António Carrilho salientou que a Festa na Madeira tem um cravo particularmente familiar e apelou à reconversão individual de todos. Mais importante que a festa exterior, das luzes e da animação, é importante viver esta quadra com uma renovação espiritual.

O Advento é um tempo de cânticos de júbilo e de esperança renovada na fidelidade  a Deus. Deus enviou o seu filho ao mundo como redentor, salientou o Bispo. Por isso, “Ele é o oleiro que nos vai moldando através da oração e da Palavra. É preciso que as famílias abram o coração a essa mensagem libertadora e purificadora”.