Liliana Rodrigues na UMa em colóquio sobre educação a 6 e 7 de dezembro

Liliana Rodrigues, na qualidade de investigadora do Centro de Investigação em Educação da Universidade da Madeira (CIE-UMa), mas também de eurodeputada, marcará presença, nos próximos dias 6 e 7 de Dezembro, no XII Colóquio do CIE-UMa.

Segundo uma nota hoje divulgada, a iniciativa, que resulta de uma organização conjunta entre o gabinete da eurodeputada e o CIE-UMa, irá decorrer no Colégio dos Jesuítas do Funchal e assentará sobre a temática “Europa, Educação e Cidadania”.

No auditório da reitoria da Universidade da Madeira, a eurodeputada socialista participará na segunda conferência do dia 6 de Dezembro, pelas 17:30 horas. Assumindo uma visão europeia, a apresentação da eurodeputada abordará as temáticas da coesão social, do emprego, da educação e formação, as questões de género e as questões sobre pobreza e exclusão social.

Para Liliana Rodrigues, “o actual panorama europeu pode ser analisado segundo diferentes perspectivas. Podemos, por exemplo, ter por base o desempenho económico e a desigualdade salarial nos diferentes Estados Membros, as diferentes visões sobre o fenómeno da migração ou a forma como se encara a delegação de soberania em algumas áreas que antes se encontravam sobre a exclusiva responsabilidade dos governos nacionais. Podemos focar-nos na união económica ou na partilha do valor da solidariedade que esteve na fundação da UE. Um Estado Membro pode optar por defender de forma exclusiva os seus interesses ou pensar no bem comum”.

Mais do que uma União que funciona a diferentes velocidades, encontramos diferentes entendimentos, muitos deles tendo de ser contextualizados histórica e culturalmente, daquilo que a mesma deve ser. Daí o investimento que terá de ser feito na educação e na cidadania, no sentido de definirmos objectivos comuns dos quais não podemos abdicar, sob perigo de contribuirmos para o enfraquecimento do sentimento de pertença face ao projeto europeu e para o crescimento de visões nacionalistas”, conclui Liliana Rodrigues.

Na lista de oradores do colóquio, além de Liliana Rodrigues, surgem ainda os nomes de Alberto João Jardim, de Nuno Fraga e do eurodeputado belga Marc Tarabella.

O evento terá ainda duas oficinas que servirão para a apresentação de várias comunicações.

Liliana Rodrigues marcará presença, também, na sessão de encerramento, na qualidade de Presidente da Comissão Organizadora. A cerimónia está marcada para as 17:00 horas do dia 7 de dezembro.