Amanhã há debate no Funchal sobre o colapso do BANIF com o deputado Miguel Tiago

Foto PCP.

A CDU/Madeira organiza amanhã, dia 2 de dezembro, às 16h, no auditório do Colégio dos Jesuítas, no Funchal, um debate público sobre o colapso do BANIF.

Tal como o Funchal Notícias já noticiou, no debate intervirá o deputado do PCP na Assembleia da República Miguel Tiago.

O deputado Miguel Tiago integrou as Comissões de Inquérito ao BES e ao BANIF, e é co-autor do livro “BANIF, uma resolução feita à medida”.

O debate público promovido pela CDU abordará as formas como se utilizou o dinheiro dos depósitos -o dinheiro dos clientes- para a especulação financeira, para financiar projectos das empresas dos “Amigos do Regime”, sem segurança de retorno desses créditos, assim também como o rol de ilegalidades cometidas impunemente, que levaram ao colapso do BANIF, deixando um rasto de destruição de tantas histórias de vidas.

Para a CDU, a descarada promiscuidade e rotatividade entre o poder político e o BANIF, a partilha de quadros e de objectivos, naquele que foi “Banco do Regime” na Região Autónoma da Madeira, as práticas ilegítimas e os negócios que atentaram contra o superior interesse público, obrigam a uma inadiável responsabilização política.

A CDU diz que o debate é do interesse público e contribuirá para o alargamento da corrente de exigência de uma política alternativa ao actual sistema predador e de extorsão.