Imaculada Conceição motiva festas em diversas paróquias a 8 de dezembro

Procissão da Imaculada Conceição na paróquia da Ribeira Brava

*Sílvio Mendes

A Imaculada Conceição refere-se a um dogma através do qual a Igreja declarou que a conceção da Virgem Maria foi sem a mancha (mácula em latim) do pecado original.
Desde o primeiro instante de sua existência, Nossa Senhora foi preservada do pecado pela graça de  Deus. Ela sempre foi cheia da graça divina. O dogma declara também que a vida da Virgem Maria transcorreu completamente livre de pecado.
Desde os tempos da Igreja primitiva, os fiéis sempre acreditaram que Maria, a Mãe de Jesus, nasceu sem o pecado original.
Tanto no Oriente como no Ocidente, há grande devoção à Maria enquanto mãe de Jesus e Virgem sem pecados. No começo do cristianismo o dogma da Imaculada Conceição já era tido como uma verdade de fé para os fiéis.
A solenidade da Imaculada Conceição é celebrada no dia 8 de dezembro.
Na Madeira é a padroeira das paróquias de Machico, Porto Moniz e Conceição, na freguesia da Ponta do Sol, sendo também assinalada com festa exterior nas capelas que lhe são dedicadas em Câmara de Lobos, São Roque, Arco da Calheta e Ribeira Brava.
Na Camacha, em Santa Maria Maior, no Porto da Cruz, em São Jorge, no Paul do Mar e no Monte também se realizam festas dedicada a Nossa Senhora da Conceição com procissões.
O dia de Nossa Senhora da Conceição na Madeira marca o início dos preparativos para a «Festa», denominação popular do Natal. Antigamente era o dia em que se fazia a função do porco, o que ainda sucede nalgumas localidades. Também é tradição deitar o trigo de molho para que possa ser semeado na primeira Missa do Parto (a 15 ou 16 de dezembro) e depois colocado no presépio.
Na capela de Nossa Senhora da Conceição, em Câmara de Lobos, irá ser celebrada a respetiva festa, no dia 8 de dezembro. A missa principiará pelas 16 horas.
As missas e novenas de preparação estão a decorrer com início às 19 horas.
Na capela Avé Maria, situada na freguesia da Ribeira Brava, estão a ser celebradas as novenas de preparação para a festa de Nossa Senhora da Conceição. Terminarão no dia 6 de dezembro e iniciam-se pelas 20 horas.
A festa, no dia 8, principiará às 15 horas, sendo seguida de procissão.
Na véspera da festa, haverá romagens do sítio do Moreno às 18 horas e do Caminho Chão, às 19 horas. A novena terá início pelas 20h30.
As novenas de preparação para a festa da Imaculada Conceição vão decorrer a partir do dia 4 de dezembro, às 20 horas, na capela com aquela invocação na paróquia de São Roque.
A missa da vigília será também às 20 horas do dia 7 de dezembro e a festa principiará às 16 horas do dia 8.
Na igreja da Conceição, situada na Ponta do Sol, estão a decorrer as novenas de preparação para a festa de Nossa Senhora da Conceição.
São celebradas às 19 horas nos dias 28. 29, 30 de novembro e também nos dias 1, 4, 5 e 6 de dezembro e às 17h30 no sábado dia 2 de dezembro.
No domingo, dia 3, a novena e missa terão início pelas 7h30.
A missa da vigília será celebrada às 19 horas do dia 7 de dezembro e a festa realizar-se-á no dia 8 às 15 horas.
As novenas serão por intenção dos moradores dos diversos sítios daquela paróquia.
Uma das capelas da freguesia do Arco da Calheta é dedicada a Nossa Senhora da Conceição.
Ali no dia 8 de dezembro às 16 horas principiará a missa que marca a festa.
Também no dia 8 de dezembro, na igreja do Porto Moniz, será celebrada a festa de Nossa Senhora da Conceição, a padroeira daquela paróquia madeirense.
A Eucaristia principiará às 14 horas.
No dia 7, às 20 horas, serão celebradas novena e missa.
A paróquia de Machico vai celebrar a festa da sua padroeira, Nossa Senhora da Conceição, no dia 8 de dezembro às 16 horas.
Também no dia 8 de dezembro, será celebrada a Eucaristia na igreja de Nossa Senhora do Monte, com início às 17 horas.
No final, haverá a oração de Consagração a Jesus Cristo, a Sabedoria Encarnada pelas mãos de Maria, segundo o método de São Luís Grignon de Monfort.
No dia 7 de dezembro, a paróquia de Nossa Senhora do Monte irá celebrar a Eucaristia vespertina, seguida da procissão.
Na igreja do Estreito da Calheta vai ser celebrada a Eucaristia às 15 horas do dia 8 de dezembro assinalando a festa da Imaculada Conceição, na qual participarão o idosos e doentes daquela paróquia.
No final haverá um convívio sendo este evento organizado pela Conferência de São Vicente de Paulo da paróquia do Estreito da Calheta.
A festa da Imaculada Conceição na igreja de São Jorge será celebrada às 17 horas do dia 8 de dezembro.
Na Sé do Funchal às 1 horas do dia 8 de dezembro será celebrada a Eucaristia em louvor da Imaculada Conceição, assinalando também o aniversário do Corpo Nacional de Escutas.