Ténis de mesa: Tomás Ferreira, da ACM, entre os 16 melhores no Open de Portugal de Jovens

Concluiu-se no sábado, 25 de Novembro, no Pavilhão Multiusos de Guimarães, o Open de Portugal de Jovens 2017, etapa do Circuito Global de Juniores da ITTF, informou a Associação de Ténis de Mesa da Madeira.

Nesta jornada final realizaram-se as fases finais das competições de equipas Cadetes e Juniores, assim como as fases decisivas da competição individual de Cadetes.

Em Singulares Cadetes, o atleta madeirense Tomás Ferreira (ACM Madeira) terminou com a vitória no Grupo 8 de qualificação, fruto de três triunfos, garantindo assim a qualificação directa para o Mapa Final. Aí, e frente ao espanhol Arnau Pons, o madeirense não foi feliz, tendo sido derrotado por 0-3 (10-12, 8-11, e 5-11), classificando-se entre os dezasseis melhores da competição.

Na competição de Pares, e formando dupla com João Silva, o jovem madeirense não foi feliz, sendo eliminado nos dezasseis-avos de final pela dupla espanhola Mikel Angulo/Iker Martinez, por 1-3.

Na prova colectiva de Cadetes Masculinos, a Seleção “B” de Portugal alcançou os quartos de final, fruto das vitórias sobre Espanha “C” (3-1) e Roménia “A” (3-0), isto no grupo de qualificação. Na ronda de apuramento para as Meias-finais, Portugal foi derrotado pela França por 1-3.

Na categoria de Juniores Masculinos, as Selecções Nacionais de Portugal não atingiram o Mapa Final da competição, lugar só possível para os vencedores dos grupos de qualificação.
A Selecção “A” de Portugal, com o atleta Vítor Amorim (CD São Roque), foi derrotada, por 2-3, frente à Selecção “B” de Espanha, vendo-se assim afastada da possibilidade de integrar o Mapa Final. A Selecção “B” Portuguesa, com Tiago Li (CD São Roque) e Gonçalo Gomes (CD 1º de Maio), não conseguiu confirmar o bom arranque do dia, terminando a jornada com uma derrota frente ao misto Inglaterra/Roménia/Tailândia, por 1-3.

Esta, considera a Associação de Ténis de Mesa da Madeira, foi uma boa participação dos atletas representantes madeirenses no evento, onde também marcaram presença os técnicos Helder Melim (AD Galomar), Ruben Canteiro (CD 1º de Maio) e António Rato (ADC Ponta do Pargo) e os árbitros Celeste Araújo, Germano Gouveia, Gilberto Barbosa e Virgílio Pinto.