Precipitação forte deverá voltar amanhã

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera informou que o estado do tempo no Arquipélago da Madeira, entre o fim da tarde do dia (24) sexta-feira e a manhã do dia 28 (terça-feira) será condicionado por uma depressão extratropical à qual deverá estar associada forte advecção de ar húmido e fortes movimentos verticais.
A situação de tempo adverso, sentida ontem com  precipitação moderada a forte acompanhada de trovoada, deverá registar uma melhoria temporária durante a tarde e noite do dia 25 (sábado), voltando a agravar-se amanhã, dia 26 (domingo).
Esta situação de mau tempo prevista hoje, mereceu pelo menos um aviso laranja para precipitação e trovoada durante a noite do dia 24 (a partir das 21h00) e a madrugada do dia 25 (05h59) e a noite do dia 26 (domingo) e durante todo o dia 27 (segunda-feira).
Considerando a forte instabilidade, a elevada água precipitável, os fortes movimentos verticais e a orografia da ilha da Madeira, parecem estar reunidas as condições para  elevados valores da intensidade e quantidade de precipitação, acompanhada de trovoada, o que, apesar da presente bonança, poderá registar-se novamente amanhã.

Entre as recomendações emitidas à população contam-se os seguintes conselhos: Esteja atento aos avisos e recomendações das autoridades competentes, mantendo-se informado do evoluir da situação; em caso de inundação no interior de sua casa por excesso de chuva, contacte os Bombeiros locais e/ou o Serviço Municipal de Protecção Civil do seu concelho; ao conduzir nestas condições, reduza a velocidade, conduzindo com precaução devido a possíveis congestionamentos de tráfego. Tenha atenção aos lençóis de água que podem formar-se, não conduza ou estacione em zonas propícias a inundações; tenha em atenção a desobstrução dos sistemas de escoamento das águas e a limpeza de inertes que possam ser arrastados; tenha
especial cuidado na circulação e permanência junto de áreas arborizadas, estando atento
para a possibilidade de queda de ramos ou árvores e outros detritos para a faixa de rodagem.
Finalmente, a Protecção Civil informa que que no site do SRPC, IP RAM – http://www.procivmadeira.pt. – e na app “Prociv Madeira” se mantém permanentemente atcualizada, em articulação com o Observatório Meteorológico do Funchal, a informação relativa à evolução da situação meteorológica.