Grupo de Teatro “O Moniz-Carlos Varela” presta homenagem a Fernando Pessoa no palco da vida

Foto Ilídio Gonçalves.

O Grupo de Teatro “O Moniz – Carlos Varela” quis recordar Fernando Pessoa e nada melhor que o reler em palco, com o talento dos alunos que o estudam no 12.º ano de escolaridade, com a coordenação das professoras Carla Martins e Micaela Martins. Hoje foi assim, no palco da Escola Secundária Jaime Moniz, uma homenagem de alunos do 10.º, 11.º e 12.º anos e professores a um vulto da literatura portuguesa que se sentia múltiplo e curava as feridas da existência com o desdobramento da personalidades.

Nasce a 13 de junho de 1888, dia de Santo António, aquele que por uns será considerado um supra-camões e por outros tão incompreendido ou desacreditado (louco, esquizofrénico… que outros epítetos?), sendo, no entanto, elegante citar. Fernando António Nogueira Pessoa, um vulto da Literatura Portuguesa e tema da peça levada a cena hoje, pelas 10 horas, no palco da Escola Secundária de Jaime Moniz, por O Moniz – Carlos Varela, com a participação especial de dois elementos da Oficina de Teatro Corpus, da Escola Secundária Francisco Franco, e das irmãs Carina e Diana Rodrigues.

Com textos organizados por Carla Martins, a peça «Pessoa Ninguém: Ferdinand Personne» deu a conhecer detalhes da vida de Pessoa, como as suas tendências para o espiritismo, a sua rutura com Ofélia Queirós e a as suspeitas relacionadas com a sua proximidade extrema para com Mário de Sá Carneiro, e as suas múltiplas personalidades, algumas das quais desconhecidas do público em geral. Isto além da divulgação de excertos de textos (re)conhecidos do ortónimo, dos seus heterónimos, Alberto Caeiro e Álvaro de Campos e do semi-heterónimo, Bernardo Soares, do Livro do Desassossego, fazendo recurso aos conteúdos estudados nesta fase em Português, no 12.º ano, e de textos inéditos.

Foto Micaela Martins.

Os jovens atores Ana Beatriz Gonçalves, Carina Rodrigues, Carolina Silva, Catarina Figueira, Catarina Silva, Catarina Patrícia Silva, Diana Rodrigues, Diogo Ferraz, Fabiana Gouveia, Filomena Góis, Francisco Caires, Hélder Rodrigo Abreu, Jéssica Figueira, João Brás, João Domingos Gouveia, Maria Inês Alves, Luís Ferreira e Sofia Gomes tiveram um excelente desempenho tendo levado o público até à comoção.

Foto Nivalda Pereira.

Esta iniciativa cumpre a missão didática do grupo, que pretende interligar a atividade extracurricular do teatro à atividade letiva da disciplina lecionada pelas suas coordenadoras, Carla Martins e Micaela Martins, tendo contado com o apoio imprescindível de Xavier Miguel quer na direção de atores quer na escolha musical. O espetáculo foi ainda colorido com a colaboração plástica de Gorete Lima e Mariana Gouveia, com a oferta floral de Maria dos Santos.

Foto Nivalda Pereira.
Foto Nivalda Pereira.