Estepilha: a Armada, para a carta de marinheiro, numa prova prática, chumbava

Rui Marote
O Estepilha  não anda a perseguir  ninguém… somente a alertar.
Há regras, mas somos um País de desobedientes, com o lema “quem vem a seguir desenrasque-se”.
Esta manhã, na nossa ronda habitual pelo Funchal, fomos surpreendidos com a nova lancha rápida  da marinha (ex-lancha da droga aprisionada, que durante anos esteve estacionada no cais da Calheta).

O tribunal libertou a embarcação e o Ministério das Finanças entregou este espólio à Armada Portuguesa, que a recuperou no estaleiro debaixo do Aeroporto, com algumas modificações a nível de cabine, e baptizou-a com o nome “Madeira”, sendo a lancha mais rápida no arquipélago.
A lancha, que esteve duas semanas estacionada  na marina nova anexa ao cais 8, foi transferida para o canal ao lado do cais.

Atendendo a que é uma lancha de certo porte, fez amarração a um dos pontões cujos cabeços não suportam em caso de ondulação o impacto, e poderão pela força das marés serem arrancados e deixar a embarcação à deriva.
Acontece que alguém resolveu reforçar a amarração, lançando cabos à proa para o cais e à popa para a muralha anexa ao cais.

Mas as regras e os livros de marinharia dizem -nos que nenhuma embarcação poderá impedir a saída de outra.
Acontece que o canal ficou bloqueado com os referidos cabos e em caso de emergência impede a saída de outras embarcações, inclusive, neste caso, da Polícia Marítima, pondo em perigo os barcos, uma vez que as hélices  podem entrelaçar-se nos cabos.

Esta manhã assistimos a essa operação, conforme as fotos documentam. Estepilha, se essa operação fosse durante um exame prático de marinheiro, era um chumbo redondo.

Outro caso insólito: o “Pilar de Bânger”, uma embarcação turística, há cerca de duas semanas arrancou da marina nova com turistas a bordo, esquecendo-se da desamarração da poita de betão, que foi arrastada ate à saída do canal, antes que alguém se apercebesse do sucedido.
O verbo desenrascar continua a conjugar-se no gerúndio. Estepilha…