JPP foi ao Centro de Saúde de Machico alertar para a falta de médicos dentistas

 

O Juntos pelo Povo (JPP) foi hoje ao centro de saúde de Machico alertar para a falta de médicos dentistas. Uma situação que, segundo o partido, está a gerar descontentamento por parte dos utentes, que têm de esperar muito tempo para receberem os cuidados médicos necessários.

“Estamos aqui para fazer uma crítica ao funcionamento deste serviço de medicina dentária, relativamente ao programa ‘Madeira a Sorrir’. No passado mês de Julho, o secretário da Saúde afirmou que este programa tinha tido resultados muito positivos, mas nós não estamos de acordo com essa leitura e temos recebido, também, muitas queixas por parte de utentes, nomeadamente neste concelho”, afirmou Carlos Costa.

De acordo com o deputado do JPP, as críticas mais frequentes prendem-se com “a falta de recursos humanos, nomeadamente no período de férias dos médicos dentistas, originando longos períodos de espera para os utentes”.

Tendo em conta as necessidades da população, especificamente os utentes com menos recursos financeiros, que não têm meios para recorrer aos médicos privados, o JPP deixou, pois, um apelo ao secretário regional com a pasta da Saúde: o de que “reforce este serviço, no sentido de dotar este centro de saúde com mais médicos dentistas, para que possam acudir às necessidades e às carências que existem nesta especialidade, nomeadamente no que diz respeito às crianças.”

Neste contexto, Carlos Costa lembrou que também o representante da Ordem dos Médicos Dentistas já alertou para o aumento do número de crianças com mais problemas relacionados com a cárie dentária e outras doenças associadas a esta especialidade, pelo que é necessário um reforço na intervenção nesta área.