Debate intitulado “Decidir Sobre o Final da Vida” realiza-se dia 20 na reitoria da UMa

O Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida (CNECV)  vai realizar no próximo dia 20 do corrente mês, das 17h00 às 19h30, na reitoria da Universidade da Madeira, no anfiteatro do Colégio dos Jesuítas, a décima primeira sessão do ciclo de bebates “Decidir Sobre o Final da Vida”. O painel de debate colocará em diálogo Helena Fragoeiro, Merícia Bettencourt, Marla Vieira e Ricardo Santos. A moderação ficará a cargo de Paulo Jardim, refere um comunicado.

Iniciativas recentes de cidadãos destinadas a promover intervenções legislativas sobre a eutanásia e o suicídio assistido colocaram estes temas na discussão pública, refere-se. A sociedade é chamada a reflectir sobre as questões relacionadas com o final da vida e os dilemas éticos que enfrenta nas opções que irá tomar.

Com este ciclo de debates, o Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida (CNECV) propõe-se discutir com total abertura e independência, em eventos abertos a todos os cidadãos, as escolhas que se colocam em final de vida – declarações antecipadas de vontade, locais e condições de prestação de cuidados de saúde, incluindo os cuidados paliativos, futilidade terapêutica, eutanásia, suicídio assistido –, convidando para o efeito personalidades, entidades e instituições, que podem ajudar a formar opinião e a construir as soluções que melhor podem servir os interesses de todos.

Os debates principiaram em Maio e decorrem até Dezembro em várias cidades do país, nomeadamente Aveiro, Braga, Coimbra, Covilhã, Évora, Funchal, Lisboa, Ponta Delgada, Porto, Setúbal, Vila Real, em parceria com autarquias e instituições académicas.

A iniciativa tem o alto patrocínio do Presidente da República. A entrada é livre.
Mais informações podem ser obtidas em www.cnecv.pt ou para geral@cnecv.pt
O seminário de encerramento decorre a 5 de Dezembro, na Fundação Champalimaud, em Lisboa.